Projeto contra nepotismo deve ser votado hoje A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deve votar hoje a Proposta de Emenda Constitucional que acaba com o nepotismo – contratação de parentes – nos três Poderes da União. A PEC já recebeu parecer favorável do relator da CCJ, Sérgio Miranda (PCdoB-MG). Pela proposta, fica proibida a nomeação de cônjuges, companheiros, parentes consangüíneos de até segundo grau, parentes por afinidade – genros, noras, sogros – e adoção.

Se a PEC for aprovada na CCJ, deverá ser criada uma comissão especial para analisar a matéria. A instalação da comissão depende da indicação dos nomes dos integrantes por parte das lideranças partidárias e da determinação do presidente da Casa, Severino Cavalcanti.

Severino, no entanto, voltou a defender o nepotismo ontem, quando participou da posse de seu filho, José Maurício Cavalcanti, na Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Pernambuco. ”Essa história de nepotismo é coisa para fracassados e derrotados que não souberam criar seus filhos. Eu criei bem os meus filhos, que têm universidade, e agora estou indicando José Maurício”.

Questionado sobre o projeto de lei que propõe o fim das nomeações de parentes, Severino afirmou que só apoiará se a lei for para todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). ”Se for pela metade, eu não vou apoiar”. Sobre a possibilidade de demitir seus parentes caso a lei seja aprovada, o presidente voltou a defender as nomeações. ”Acho que isso é história do passado, é uma repetição. Analisem primeiro o Poder Judiciário e vejam quantos filhos de juízes, desembargadores e ministros estão empregados em cargos de confiança. Cargo de confiança é para quem merece confiança. Para mim, que tenho uma família bem constituída, meus filhos merecem confiança. Por isso mesmo eu os escolhi”, disse.