Brasil terá vice-presidência em congresso da ONU contra o crime Brasil, Argentina, Bolívia, Chile e Peru foram escolhidos nesta segunda-feira para ocupar vice-presidências no XI Congresso das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e a Justiça Penal, no qual se buscarão fórmulas para combater o crime organizado internacional.

A escolha permitirá a esses quatro Estados da América Latina participar das sessões e plenários nos quais as delegações de 125 países debaterão, entre outros assuntos, a cooperação internacional contra a corrupção, a lavagem de dinheiro, o terrorismo, e o tráfico de drogas e de armas.

A conferência, aberta hoje em Bangcoc, conta com a presença de cerca de 3 mil representantes, incluindo ministros da Justiça, comandantes policiais e ativistas de organizações não-governamentais comprometidas com a defesa dos direitos humanos.

O XI Congresso das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e a Justiça Penal, realizado a cada cinco anos, terminará no próximo dia 25 com a adoção da Declaração de Bangcoc.