Reriutaba preocupa deputados O município de Reriutaba é considerado o mais problemático dentre os três municípios visitados, até o momento, pela CPI do Desmonte. A avaliação é do vice-presidente da Comissão, deputado Nelson Martins (PT). Segundo ele, as acusações feitas puderam ser comprovadas durante a visita da comitiva aos prédios públicos, hospitais e escolas da cidade.

A denúncia que colocou Reriutaba na lista dos municípios que compõem os trabalhos da comissão foi levada ao legislativo pelo vereador Clerton Furtado. Segundo os documentos enviados à comissão, há no município atrasos no pagamento de funcionários, atraso de pagamento do Fundef, débitos com fornecedores de merenda escolar e com as empresas responsáveis pelo transporte escolar na região.

Durante a visita, que se propunha a colher depoimentos, documentos e provas que subsidiassem as denúncias feitas contra a gestão do ex-prefeito de Reriutaba, Carlos Roberto Aguiar (PSDB), os parlamentares foram recebidos pelo atual prefeito, Osvaldo Onório (PPS) e pelo promotor de Justiça Raimundo Parente.

O ex-prefeito, que não compareceu ao encontro e nem enviou representantes, disse ao O POVO que só soube da visita pelos jornais. Carlos Roberto Aguiar rebate as denúncias encaminhadas por Clerton Furtado, assegurando que, antes de entregar a prefeitura, reformou a sede do executivo, 32 escolas e o estádio municipal.

O ex-prefeito aproveitou para criticar a atual administração, acusando-a a de, logo nos primeiros dias do ano, declarar estado de calamidade pública para garantir compras sem processo licitatório, “ao mesmo tempoo em que não deixou de gastar R$ 100 mil na promoção das festas de carnaval”.

Os membros da CPI que visitaram o município vão levar o caso aos demais integrantes da comissão para decidir o próximo passo a ser dado em relação ao município.