INSS fará revisão de benefícios em Guaiúba Suspeita de fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Guaiúba, a 65 quilômetros de Fortaleza. O INSS está apurando um suposto golpe no Instituto pelo qual a licença-maternidade estaria sendo concedida irregularmente a mulheres que não são trabalhadoras rurais, com a conivência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guaiúba. O INSS anuncia que pretende rever os benefícios concedidos no município. O benefício é destinado apenas às trabalhadoras rurais.

Conforme denúncia divulgada pela TV Verdes Mares no último dia 25, a eventual fraude no INSS se daria a partir do cadastramento irregular de mulheres como trabalhadoras rurais. A partir de dados fornecidos pelo Sindicato, cada ”falsa” trabalhadora rural estaria recebendo R$ 1.080 por cada filho menor de cinco anos.

O pagamento seria feito em quatro parcelas de R$ 270, a partir de cadastros feitos irregularmente por agenciadores e referendados pelo sindicato. Os cadastros seriam encaminhados ao INSS, que ficaria responsável pelos pagamentos.

A denúncia foi revelada em reportagem com gravações feitas com câmera escondida. Na reportagem, agenciadores, mulheres beneficiadas irregularmente e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guaiúba, Juarez da Graça Araújo, teriam revelado como o suposto esquema funcionava no município.

O INSS ainda não tem dados quanto ao prejuízo decorrente da concessão de benefícios irregulares. O gerente do Instituto em Fortaleza, José Nunes Filho, anuncia que o órgão fará uma revisão dos benefícios previdenciários concedidos no município desde 2004. O Instituto definirá, via portaria, quatro funcionários para fazer a revisão dos benefícios.

Conforme José Nunes Filho, também será feita revisão sobre as aposentadorias concedidas em Guaiúba neste período. Ele aponta a necessidade de investigação sobre a participação do sindicato no suposto esquema. ”Os sindicatos rurais é que comprovam se cada mulher é uma trabalhadora rural ou não”, frisa.

Ainda ontem, José Nunes Filho encaminhou documento à Polícia Federal relatando a denúncia. Conforme o gerente do INSS em Fortaleza, o Instituto deverá contar com o apoio da Polícia Federal e do Ministério Público ao longo da investigação. De acordo com ele, não está descartada a hipótese de que os benefícios concedidos em outros períodos no município venham a ser investigados. ”Tudo vai depender do que o INSS encontrar na revisão que vai ser feita inicialmente”, frisa.

O POVO tentou ouvir o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guaiúba, Juarez da Graça Araújo, sobre o assunto. Um funcionário do Sindicato, identificado apenas como Antonio, afirmou ontem à tarde que a entidade funciona apenas pela manhã. Os telefones pessoais de Juarez da Graça Araújo não constam no informador popular.