Eleição direta para Conselho Nacional do MP e Conselho Nacional de Justiça Em virtude de decisão conjunta da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPGJ), o Ministério Público dos 26 Estados brasileiros escolherá um dos seus membros, indicando-o para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Dentre os 26 indicados, três serão escolhidos para compor o Conselho. Já para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) será indicado apenas um membro do Parquet entre os 26 votados.

No Ceará, o pleito para a escolha dos dois representantes ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 2, de 8 às 17 horas, na sede da Procuradoria Geral de Justiça do Estado, na rua Assunção, 1.100, José Bonifácio. Encerrada a votação, será iniciada a apuração. Os nomes dos escolhidos serão conhecidos em seguida.

A Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) esteve presente à citada reunião conjunta entre CONAMP e CNPGJ, por meio de seu Presidente, Promotor de Justiça Francisco Gomes Câmara. O encontro ocorreu no último dia 19.

Com o objetivo de primar pela democracia institucional, a Associação pugnou pela observância da decisão plenária CONAMP-CNPGJ, junto ao Conselho Superior do Ministério Público cearense, em reunião extraordinária do Colegiado, realizada no último dia 25. Na ocasião, ficou decidido que o processo de escolha ocorrerá na conformidade da deliberação nacional, através de eleição direta e uninominal, com participação de todos os membros do Ministério Público do Estado.