Pecy está escrevendo autobiografia Pecy Barbosa está escrevendo um livro. A informação foi confirmada ontem ao O POVO pelo psiquiatra Cleto Pontes, que o atendeu nas duas solicitações feitas pela família. O especialista disse ter visto os escritos do juiz, já impressos por computador e em grande quantidade. ”Ele realmente está escrevendo um documento sobre ele. Fala sobre a carreira toda, desde os tempos em que trabalhava como controlador (de horários) de ônibus urbano”, revela o psiquiatra. Pecy é formado em Comunicação Social, já foi radialista e jornalista, e em Direito, onde atuou como promotor e juiz.

Pontes diz que a personalidade de Pecy é ”determinada, teimosa, impulsiva, compulsiva, mandona, não gosta de ser mandado e é auto-exigente”. A partir do ”transtorno afetivo bipolar” que o acomete, conforme o psiquiatra, o juiz é uma pessoa que, em crise, pode apresentar agitação ou depressão em alto grau. ”Essa é uma doença crônica, mas que apesar das crises não tinham tido um desfecho como o de Sobral”, explica o especialista. Pontes informa que, até recentemente, a psiquiatria denominava o problema de ”psicose maníaco-depressiva”, mas a doença ganhou nova nomenclatura por influência da escola norte-americana.

O psiquiatra afirma que o juiz hoje está ciente de seu problema patológico. ”Até então, ele nunca havia ido a um psicólogo ou psiquiatra”. O transtorno bipolar de Pecy, segundo Pontes, seria o do tipo 2. ”Não é o mais grave. Ele alterna períodos curtos e constantes de agitação e depressão. O do tipo 1 tem períodos mais longos. A pessoa pode passar vários meses de um jeito, e depois mais vários meses de outro”, explica.

O advogado de Pecy, Josué Lima, não quis confirmar se Pecy está escrevendo um livro, mas admitiu a existência dos textos ”sobre a vida dele”. O juiz estaria com um ventilador na sala dos Bombeiros adaptada para cela. As visitas da família continuam sendo às terças e quintas. Lima garante que Pecy não estaria se alimentando bem e tem evitado tomar banhos de sol nos horários permitidos.