Janice Ascari deve representar procuradores Os procuradores da República querem Janice Agostinho Barreto Ascari para o Conselho Nacional do Ministério Público. Procuradora regional em São Paulo, integrante do Ministério Público Federal há quase 15 anos, Janice foi a mais votada pela classe, com 405 indicações. Em segundo lugar ficou o procurador Luciano Mariz Maia, de Pernambuco, com 297 votos. O terceiro, José Adonis Callou, que atua em Brasília, ficou com 265.

A lista tríplice, eleita ontem por quase 600 procuradores de todo o País, será levada hoje ao procurador-geral da República, Claudio Fonteles, que exercerá a presidência do conselho. Cabe a Fonteles escolher um nome para ocupar cadeira no conselho que terá missão de fiscalizar o MP. O mais provável é que ele escolha Janice, quase unanimidade na categoria.

A eleição transcorreu o dia inteiro. Os procuradores não precisaram sair de seus gabinetes. Eles votaram por computador, com uso de senha. ”É um momento democrático importante do MPF”, destacou o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Nicolao Dino.