Pecy será interrogado na própria prisão O desembargador Ernani Barreira vai hoje até o quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros para ouvir o depoimento do juiz Pecy Barbosa. Semana passada, o juiz não foi até o TJ depor alegando problemas médicos.

Com o objetivo de evitar um novo adiamento, o desembargador Ernani Barreira, que apura o processo criminal contra o juiz Pedro Pecy Barbosa de Araújo, 57, pretende ouvi-lo às 9 horas de hoje, no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, onde o magistrado está preso desde o dia primeiro de março deste ano. O interrogatório deverá ser realizado na sala, onde o juiz está recolhido e será acompanhado ainda do Ministério Público e pelos advogados de defesa.

Pecy Barbosa deveria ter sido interrogado no último dia 3, mas seus advogados alegaram, através de atestado médico, que não haviam condições psicológicas para que o juiz prestasse seu depoimento. O documento atestava que Pecy Barbosa se encontrava em depressão por conta do crime e da repercussão que o caso ganhou. Caso a defesa tente prorrogar novamente o interrogatório, o desembargador poderá solicitar uma perícia médica para atestar a condição física e emocional do réu.

O juiz Pecy Barbosa é acusado de assassinar com um tiro na nuca o vigia José Renato Coelho Rodrigues, no dia 27 de fevereiro passado, dentro de um supermercado em Sobral, a 225 quilômetros de Fortaleza. Depois de passar um dia foragido, o juiz, que exercia a função de titular da 2ª Vara da Comarca de Sobral, se apresentou no dia primeiro de março e teve a prisão preventiva decretada pelo desembargador Fernando Ximenes, vice-presidente do Tribunal de Justiça(TJ).

No último dia 19 de abril, o pleno do TJ decidiu por unanimidade dos desembargadores presentes à sessão, que o juiz Pecy Barbosa vá a julgamento, por homicídio qualificado. Como tem foro privilegiado, por ser magistrado, o julgamento ocorrerá no próprio TJ. O interrogatório de hoje será o primeiro passado para que seja iniciado o processo contra Pecy Barbosa. Em seguida, o desembargador Ernani Barreira vai marcar o interrogatório das testemunhas de acusação e defesa. A expectativa é de que o juiz seja julgado ainda em 2005.