Senado sabatina hoje indicados ao Conselho Nacional de Justiça Os 15 indicados para integrar o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), órgão responsável pelo controle externo do Poder Judiciário, serão sabatinados nesta terça-feira na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado.

O presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro Vantuil Abdala, é o representante do tribunal no Conselho, que será presidido pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Nelson Jobim. O representante indicado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro Antônio de Pádua Ribeiro, assumirá o cargo de corregedor.

A sabatina será realizada em reunião extraordinária convocada pelo presidente da Comissão, senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA). A previsão é de que o plenário do Senado vote as indicações no dia 24 de maio. Veja a lista dos indicados para o CNJ:

Indicados pelo STF – ministro Nelson Jobim (presidente do STF), Marcus Faver (desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) e Cláudio Luiz Bueno de Godoy (juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo).

Indicados pelo STJ – Antônio de Pádua Ribeiro (ministro do STJ), Germana de Oliveira Moraes (professora e juíza federal da 5ª Região) e Jirair Aram Meguerian (juiz do TRF [Tribunal Regional Federal] da 1ª Região).

Indicados pelo TST – Vantuil Abdala (presidente do TST), Paulo Luiz Schmidt (vice-presidente da Anamatra [Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho]) e Douglas Alencar Rodrigues (juiz do TRT [Tribunal Regional do Trabalho] da 1ª Região, com jurisdição no Distrito Federal e Tocantins).

Indicados pela PGR (Procuradoria Geral da República) – Eduardo Kurtz Lorenzoni (procurador da República da 4ª Região) e Ruth Lies Scholte de Carvalho (procuradora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais).

Indicado pela Câmara – Alexandre de Moraes (secretário da Justiça do Estado de São Paulo e presidente da Febem [Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor]. Indicado pelo Senado – Joaquim Falcão (diretor da Faculdade de Direito da FGV [Fundação Getúlio Vargas] do Rio de Janeiro. Indicados pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Paulo Lobo (advogado e ex-presidente da Comissão de Ensino Jurídico do Conselho da OAB) e Oscar Argollo (advogado, integrante do Superior Tribunal de Justiça Desportiva e membro efetivo da Comissão de Defesa dos Credores Públicos da OAB).