Réu é processado pela morte de cinco mulheres no Cariri O ex-bancário e comerciante de automóveis em Juazeiro do Norte, Sérgio Brasil Rolim, e o comerciante José Moreira Neto são apontados como principais líderes da organização criminosa que agia na região do Cariri. Sérgio Rolim é acusado da executar pelo menos cinco mulheres na região, conforme investigações do Ministério Público.

Todas as vítimas foram violentadas e em seguida assassinadas. Os crimes teriam acontecido entre maio de 2001 e março de 2002, nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Brejo Santo e Araripe. Os homicídios seriam queima-de-arquivo, já que as vítimas sabiam da existência do ”Escritório do Crime”.

Segundo o Ministério Público, Sérgio Rolim teria assumido a morte de quatro mulheres e de um mototaxista. Sobre a morte da vendedora de plano de saúde, Edilene Maria, o acusado relatou detalhes importantes para a acusação citando como ela foi assassinada. De acordo com depoimento do acusado ao promotor Germano Guimarães, a mulher estava num ponto de ônibus próximo à rotatória de Juazeiro do Norte quando foi levada para um matagal na periferia de Barbalha. Além dele, também participou da execução Leandro Figueiredo da Silva. Os dois teriam imobilizado a vítima e usado um pedaço de pano para estrangular e violentar Edilene.

Na 1ª Vara de Justiça do Crato, Sérgio Rolim responde pela morte da estudante Ana Amélia Pereira de Alencar, 21, e da vendedora de jóias Telma de Souza Lima, 38. Ainda na 1ª Vara do Crato, ele responde a processo pela morte do mototaxista Ricardo Guilhermino dos Santos, que teria contraído uma dívida com Sérgio Rolim relacionada ao tráfico de drogas. O comparsa de Rolim nesse crime, Sérgio de Oliveira Silva, o ”Sérgio Aracati”, já foi julgado e condenado em 2004 a 18 anos de prisão. Ele está preso na Penitenciária Regional Industrial do Cariri, em Juazeiro do Norte.

Na 3ª Vara de Justiça do Crato, o ex-bancário e comerciante de automóveis responde a processo por estupro. A vítima seria uma adolescente de 15 anos que conseguiu escapar. A Polícia teria começado a desmontar o ”Escritório do Crime” a partir do depoimento dela. Além desses crimes, Sérgio Rolim também responde por um duplo homicídio em Missão Velha. As vítimas foram a coreógrafa Vaneska Maria da Silva, 22, e a amiga dela Maria Aparecida Pereira da Silva, 27. De todos os casos, o único assassinato que o acusado não assume a autoria é da vendedora de jóias Telma de Souza.

Em fevereiro do ano passado, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou por unanimidade o pedido de habeas-corpus a favor de Sérgio Rolim. Segundo o ministro relator do pedido, Celso de Mello, a prisão do acusado estava devidamente fundamentada e havia sido confirmada, anteriormente, pelo Tribunal de Justiça do Ceará e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). (Flávio Pinto)