Funcionários públicos de Ipaumirim podem ser reintegrados ao trabalho Cerca de 200 funcionários públicos do município de Ipaumirim podem ter de volta seu emprego, cassado desde 2001 pelo prefeito reeleito Luiz Alves de Freitas. O retorno imediato às funções na administração pública foi determinado pelo juiz da comarca, Cláudio Augusto Marques de Sales, que deferiu liminar, no último dia 6, após o Promotor de Justiça da cidade, Leidomar Nunes Pereira, impetrar ação civil pública onde solicitava a reintegração dos mesmos.

Além de requisitar o regresso dos funcionários públicos, a liminar outorgada pelo magistrado determina também que os servidores recebam, retroativamente, os salários referentes ao período em que estiverem afastados.

Na ação civil pública, o membro do Ministério Público estadual argumenta que os concursos públicos realizados em 1997 e 1998 estavam em conformidade com os editais. O documento do Promotor de Justiça vai de encontro com a alegação do gestor municipal que ajuizou em 2001, perante o Tribunal de Justiça do Estado, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade das leis municipais.

À época, o pedido do prefeito de Ipaumirim resultou numa liminar concedendo a ele o direito de baixar um Decreto Municipal anulando ambos os concursos. Com a decisão, os quase 200 servidores públicos foram demitidos e substituídos por pessoas contratadas sem nenhum critério de seleção.