Justiça ouve hoje major Ernane de Castro Começam a ser ouvidos a partir de hoje, pela Justiça Estadual, os policiais denunciados pelo Ministério Público como participantes de um suposto grupo de extermínio que estaria a serviço de empresários locais. O primeiro depoimento será do major José Ernane de Castro Moura, acusado de ser o líder do grupo. Seu interrogatório está previsto para as 8 horas, na sala de audiência da 2ª Vara do Júri. Além do juiz Henrique Jorge Holanda Silveira irão participar do depoimento os promotores José Francisco Filho e Pedro Olímpio Monteiro Filho, e o advogado Valdemizio Guedes, responsável pela defesa do denunciado.

A denúncia e o pedido de afastamento de policiais supostamente envolvidos em um grupo de extermínio no Ceará, feitas pela Comissão Especial da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República, foram publicados com exclusividade pelo O POVO na edição do dia 24 de maio. Um dia depois, o caso ganhou repercussão no País através do Jornal Nacional da TV Globo.

No período da tarde, a partir das 13 horas, o juiz Henrique Jorge Holanda Silveira ouvirá o segundo depoimento do dia. Será o ex-subcomandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), capitão Cícero Henrique Beserra Lopes. Os dois, juntamente com os soldados Francisco das Chagas Silva e Francisco Ronaldo Sales tiveram a prisão preventiva decretada pelo juiz da 2ª Vara do Júri no último dia 6. Mais três pessoas: o ex-PM José Alves Filho, o empresário Augusto César Ferreira Matias, dono da empresa Monitec Segurança Armada, e do vigilante José Valcácio Moura Rodrigues também tiveram a prisão decretada. Dos sete, apenas o ex-PM continua foragido.

A Justiça dispõe de 81 dias para formalizar a culpa e fazer ou não a pronúncia (levar a júri popular). Os demais denunciados serão ouvidos entre os dias 20 e 24 seguintes. Depois será fixado o prazo para que os advogados façam a defesa prévia de seus clientes. Na seqüência haverá a audiência para a ouvida das testemunhas de acusação e defesa e, por fim, o juiz decide se manda os 12 envolvidos para o banco de réus. No total de 81 dias deverão ser tomados 96 depoimentos, já que cada acusado é apontado em três homicídios.

ORDEM DOS INTERROGATÓRIOS

Hoje 8h – José Ernane de Castro Moura, major da PM 13h – Cícero Henrique Beserra Lopes, capitão da PM

Dia 20/6 8h – Francisco Ronaldo Sales, soldado PM 13h – José Alves Filho, ex-soldado PM

Dia 21/6 8h – Francisco das Chagas Silva, soldado PM 13h – Augusto César Ferreira Matias, empresário

Dia 22/6 8h – Francisco Deusmar Queirós, empresário 13h – Pedro Raimundo Nonato Adrião, empresário

Dia 23/6 8h – Marcos Vinícius Leitão Melo, empresário 13h – José Valcácio Moura Rodrigues, vigilante

Dia 24/6 8h – Milton Soares Monteiro Júnior, preposto da Rede Pague Menos 13h – Jucely Alencar Barreto, gerente da Rede Pague Menos