José Guimarães – Depoimentos no MP Federal e Eleitoral O procurador da República, Márcio Torres, aguarda do deputado José Guimarães (PT) a informação do dia, hora e local que deverá prestar esclarecimentos ao Ministério Público Federal. A Procuradoria Regional Eleitoral também quer ouvir Guimarães. O pedido do procurador Oscar Costa Filho está para ser apreciado pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE.

Márcio Torres disse que o processo de investigação do caso do ex-assessor do deputado Guimarães, José Adalberto Vieira da Silva, está em fase de análise de documentos: extratos telefônicos do ex-assessor da presidência do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, Kennedy Moura, e reconstruindo a teia de ligações entre Kennedy e José Adalberto Vieira, Kennedy e o deputado Guimarães, Adalberto e Guimarães e Adalberto e a empresa Cavan.

EMPRÉSTIMO – O procurador também está analisando as nove pastas do convênio de contrato firmado entre o BNB e o consórcio Sistema de Transmissão do Nordeste – STN para empréstimo de 300 milhões de reais para construção de uma linha de transmissão de energia. Os indícios são de que Kennedy seria o intermediador da negociação entre o banco e as empresas responsáveis pela obra.

´Estamos fazendo um exame completo, vendo garantias, e aguardando o parecer do Tribunal de Contas da União, que também está atuando no caso´, disse Márcio Torres. O último depoimento que ele tomou foi da secretária de Kennedy Moura no BNB. A fase agora é de análise burocrática.

NO AGUARDO – O procurador eleitoral Oscar Costa Filho, aguarda decisão do pleno do Tribunal Regional Eleitoral sobre o pedido de realização de uma audiência para a oitiva do deputado José Guimarães. O objetivo é de ´prestar os devidos esclarecimentos atinentes aos fatos expendidos no bojo do procedimento em tela, observando-se no caso o que dispõe o artigo 411, inciso VIII, e seu parágrafo único, do Código de Processo Penal, aplicável subsidiariamente à espécie´. Oscar pretende também realizar uma auditoria nas contas do Partido dos Trabalhadores no Ceará. E ainda quer investigar o dinheiro utilizado nas campanhas do PT desde 2002.