Fraude, a novidade da telefonia móvel Reclamações. Diversas reclamações. Somente no Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) já foram registradas 805 queixas contra a operadora de telefonia móvel Claro desde seu início, em 2003. De acordo com Ricardo Memória, a maior parte das reclamações diz respeito a casos de clonagem, cobrança indevida de tarifas e, agora, de fraude. Essa última é a modalidade mais recente e a assessoria de imprensa da Claro diz que a operadora está sendo vítima de quadrilhas especializadas. Elas estariam entrando no sistema da operadora e criando novas linhas nos nomes dos clientes.

É o caso do estudante de Direito Edilson Izaísas de Jesus Júnior, que levou um grande susto ao receber sua última conta de telefone celular. A quantia, que costumava ser em torno de R$ 90, no último mês foi de R$ 12.356 e ainda foi cobrado por quatro novas linhas, todas em São Paulo. ”É um absurdo. Apareceram ligações de todo o Brasil na minha conta. Já telefonei várias vezes para a Claro, eles dizem que vão tomar uma providência, mas não fazem nada. E o pior, ainda continuam me cobrando”, diz. Edilson diz ainda que a Claro deveria investir mais na segurança de seu sistema. ”Eles investem muito em propaganda e o serviço fica muito a desejar”, ressalta o estudante.

O empresário Luís Neto da Silva tinha um plano empresarial com seis linhas da operadora Claro, na LN Representações, que atua no ramo de tintas. A conta dessas linhas costumava ser, em média, R$ 1.000. ”Clonaram ou fraudaram todas as seis linhas e começaram a fazer ligações de Recife. A primeira conta foi de R$ 5 mil, a segunda de R$ 11 mil e a última de R$ 23 mil”, relata. Depois disso, o empresário e seu advogado tentaram rescindir ao contrado, mas a Claro não permitiu e prometeu uma investigação.

Algum tempo depois, Luís Neto teve que viajar. Nesse momento, alega, a Claro bloqueou suas linhas e o empresário ficou durante uma semana impedido de trabalhar com os telefones. ”Fizemos uma notificação, avisando que se eles não tomassem uma atitude, entraríamos com uma ação. Eles diminuiram a conta de R$ 23 mil para R$ 5 mil. Não aceitamos. Depois de quatro meses de desgaste e perda de tempo tentando resolver a situação, a empresa resolveu cobrar R$ 1 mil. Eles não dão a menor atenção ao cliente, ninguém resolve nada”, ressalta Luís Neto.

Ao ser contactada, a Claro assegurou que são tomadas todas as precauções necessárias no momento de habilitação de uma nova linha, incluindo apresentação de comprovante de endereço, CPF e RG originais. Mesmo assim, de acordo com a empresa, a operadora, ”como outras empresas de diversos setores e de diversos países”, está sendo vítima dessas quadrilhas especializadas em fraude. A assessoria de imprensa da operadora não dá maiores detalhes sobre como essas pessoas entrariam no sistema da operadora para criar novas linhas nos nomes dos clientes.

Em relação a solicitações como a de Edilson Izaías de Jesus Jr, a Claro informa que já entrou em contato com os usuários e fez os ajustes necessários em suas faturas e que o caso deles foi de fraude e não de clonagem. A assessoria avisa ainda que, caso o cliente receba faturas com chamadas originadas por outras linhas, pode entrar em contato com a central de atendimento para que sejam tomadas as devidas providências. A operadora afirma que prontamente cancelará a linha e o débito, sem nenhum prejuízo para o consumidor, e completa: ”qualquer dúvida ou solicitação pode ser tratada pelo telefone 0800 0363636 ou ainda pelo site www.claro.com.br”.