Presidente do STJ critica o pronunciamento O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Edson Vidigal, afirmou ontem que o presidente Lula parecia ”entalado” ao se pronunciar à Nação na última sexta-feira. Para ele, faltou ”convicção” ao discurso: ”Parece que a Nação está querendo ouvir mais”. Vidigal, que descartou o impeachment contra Lula, viu na fala um descompasso entre gestos e palavras: ”O gestual não correspondeu ao texto. Daí, pressentir-se que ele tinha mais coisa a dizer, que algo não foi dito. Ele estava meio entalado”, disse ontem, após participar do seminário ”Segurança Jurídica”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também criticou o tom do pronunciamento e cobrou mais explicações: ”O presidente não deve perder uma nova oportunidade de explicar melhor os fatos, de ser mais afirmativo”, disse na Fiesp. Para ele, a velocidade da crise ”atrapalhou bastante” o desempenho do presidente.

Renan descarta o impeachment pela ausência de três requisitos: prova cabal contra Lula, maioria no Congresso e a chancela da sociedade.