Ministério Público tenta coibir caça ilegal de avoante em Morada Nova Mais de dois milhões de ovos e filhotes de avoante estão sendo destruídos por dia na zona rural de Morada Nova, interior do Estado. O número alarmante preocupou o Ministério Público estadual que solicitou a presença do Ibama e da Polícia Militar local para efetivar o procedimento administrativo e coibir a ação dos caçadores que estão invadindo à noite os três pombais (locais de reprodução) situados num sítio de 180 hectares situado a 10km da cidade.

De acordo com o Promotor de Justiça da região, José Evilásio Alexandre da Silva, a ação ostensiva iniciou no final da semana passada quando profissionais do Ibama, coordenados por Marcelo Teixeira, e da Polícia Militar, sob a responsabilidade do Capitão Farias, partiram em diligência ao local onde está ocorrendo a caça ilegal de avoantes.

Até o momento nenhum caçador foi preso devido a grande extensão dos pombais, mas o Promotor de Justiça garante que a atuação do Ibama e da Polícia Militar, em parceria com o Ministério Público resultará, em breve, na autuação dos culpados. A época de reprodução da ave ocorre de junho a agosto. A caça com o intuito de venda e/ou na época de reprodução da avoante é totalmente ilegal, causando, inclusive, danos ao meio ambiente.