Justiça torna Lessa inelegível por 3 anos O governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT), foi considerado inelegível por três anos pela Justiça Eleitoral de Maceió, acusado de ter usado a propaganda institucional do governo do Estado em benefício do candidato Alberto Sexta-Feira (PSB) na disputa pela Prefeitura de Maceió, no ano passado. É a segunda condenação de Lessa em relação à sua participação na campanha de 2004. Na primeira, em junho, o governador também foi considerado inelegível por três anos pelo mesmo magistrado, em outro processo. Os advogados de Lessa recorreram ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Alagoas, mas a matéria ainda não foi julgada.

Em relação à última condenação, os advogados do governador afirmaram que também recorrerão da sentença, expedida sexta-feira pelo juiz eleitoral James Magalhães, da 3ª Zona Eleitoral de Maceió, e publicada ontem no “Diário Oficial” do Estado. A condenação só será cumprida depois de esgotarem-se as possibilidades de recurso, caso a decisão seja mantida. Magalhães considerou que houve abuso de autoridade e uso indevido de veículos de comunicação social.

O pedido de investigação foi apresentado pela coligação do atual prefeito Cícero de Almeida (ex-PDT, hoje no PTB). Lessa apoiou a candidatura de Sexta-Feira e, no segundo turno, se licenciou para coordenar a campanha eleitoral.