Juíza cassa prefeito e vice de Morrinhos O prefeito reeleito de Morrinhos (município a 208 quilômetros da Capital), Airton Rocha Bruno Júnior (PSDB), e o vice-prefeito, Antonio Hamilton Maganhães, tiveram seus mandatos cassados pela juíza eleitoral Solange Menezes Holanda, da comarca de Santana do Acaraú. Na decisão judicial ficou declarada a inelegibilidade por três anos dos dois políticos e ordenada a realização de nova eleição municipal.

Na véspera da eleição de outubro de 2004, uma blitz realizada pela Polícia Civil, Polícia Federal, Ministério Público e Justiça Eleitoral flagrou dez ônibus transportando eleitores, na localidade de Canudos, na entrada do distrito de Sítio Alegre, em Morrinhos. ”Cada veículo transportava em média 50 passageiros, todos de Fortaleza, especialmente do (bairro) Quintino Cunha e Autran Nunes”, lembra a vereadora Maria Daci Marques (PT).

Os motoristas dos veículos acabaram sendo detidos e levados para a Delegacia Municipal de Santana do Acaraú. Os eleitores foram liberados, a eleição prosseguiu normalmente e Airton Junior foi eleito com 53,02% dos votos válidos (5.458 votos recebidos).

Quase um ano depois do episódio, a Justiça Eleitoral finalizou o processo e ontem a juíza Solange Holanda deu parecer favorável ao Diretório Municipal do PT e ao então candidato do partido nas eleições municipais, José Maurício Ursulino. O partido anexou ao processo fitas VHS com a apreensão dos ônibus e os eleitores confessando que haviam sido transportados de Fortaleza para Morrinhos em ônibus fretados pelo prefeito e outros políticos aliados.

Na decisão em primeira instância, a juíza anulou os votos recebidos pelo PSDB naquela campanha e por corresponder a mais da metade dos votos válidos, julgou prejudicadas as votações dos demais candidatos. Assim, o candidato petista não poderá assumir a prefeitura e sim o presidente da Câmara Municipal de Morrinhos, que deverá convocar nova eleição municipal. Mas a essa decisão ainda cabe recurso.

A juíza também declarou a inelegibilidade por três anos, contados do dia 3 de outubro de 2004, e ordenou ao cartório eleitoral a encaminhar ofício ao Tribunal Regional Eleitoral, solicitando uma data para nova eleição.

O POVO procurou o prefeito Airton Rocha Bruno Júnior (PSDB) para ouvi-lo sobre a decisão da Justiça, mas ele não esteve na prefeitura ontem, segundo a recepcionista, porque acompanhava o enterro de um parente. Não foi fornecido o telefone residencial nem o celular do prefeito cassado.