Pecy será julgado nesta quinta-feira Sete meses e dois dias depois de matar com um tiro na nuca o vigilante José Renato Coelho Rodrigues, 32, o juiz de direito Pedro Pecy Barbosa de Araújo, 57, deverá ser julgado hoje pelos 22 desembargadores que formam o Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará. Até a última hora, o presidente do TJ, Francisco da Rocha Victor, deverá manter reservada a informação sobre o acesso ou não de público à sessão. O POVO apurou que Victor deverá consultar os demais desembargadores sobre a liberação do auditório logo que abrir o julgamento, às 16 horas. O acusado poderá pegar uma pena que vai de 12 a 30 anos de reclusão.

Também já durante o julgamento, os advogados de defesa ainda tentarão suspender os trabalhos voltando a alegar a insanidade mental do réu e pedindo que um novo exame seja autorizado pelo Pleno. O recurso chegou a ser apresentado na semana passada, com base em um laudo médico que apontava Pecy como portador de um transtorno psíquico que teria influenciado a atitude do acusado. A petição foi indeferida pelo desembargador Ernani Barreira, relator do caso.

O crime ocorreu na porta de um supermercado em Sobral, no dia 27 de fevereiro deste ano. O disparo do revólver de Pecy encostado no pescoço do vigilante foi flagrado pelas câmeras de segurança do estabelecimento e virou manchete em vários países. Chocou tanto pela violência da cena como pelo inusitado: o acusado era um magistrado. O que também aumentou a expectativa para o veredito será anunciado ao réu. Por ser juiz, ele tem a prerrogativa de ser julgado pelos desembargadores e não por um tribunal do júri – como nos demais casos de assassinato.

Na denúncia formalizada pelo Ministério Público Estadual, Pecy foi acusado de cometer um homicídio duplamente qualificado, o que torna o crime hediondo e agrava sua situação. A sentença, nesse caso, tem que ser cumprida integralmente. Para o MPE, o juiz agiu de maneira ”torpe, arrogante” e não deixou que a vítima se defendesse. No flagrante do vídeo, José Renato é rendido pelas costas. Ao alegar a insanidade mental, a defesa de Pecy quer garantir uma punição mais branda.

Familiares e amigos de José Renato acompanharão o julgamento no local. De Sobral, seguirá para o Tribunal de Justiça uma caravana com cinco ônibus, topiques e vários carros particulares. Segundo o aposentado Renato Coelho, pai do vigilante, o objetivo é cobrar justiça para o caso com a punição do juiz. O comboio chegará a Fortaleza por volta das 13 horas. Pecy poderá ser o terceiro juiz condenado por homicídio no Ceará. Os outros dois – um deles responsável por duas mortes – mataram suas vítimas em 1930, 1964 e 1973. A defesa já antecipou que recorrerá da sentença.