Conselho aprova processo de cassação de Dirceu Por 13 votos contra 1, o processo de cassação do deputado José Dirceu (PT-SP) por quebra de decoro foi aprovado pelo Conselho de Ética da Câmara. A votação em plenário está prevista para o dia 9 de novembro.

Ao contrário do Conselho de Ética, a votação no plenário será secreta. Para cassar o mandato de Dirceu, são necessários 257 votos no mínimo.

Os advogados do ex-ministro da Casa Civil do governo Lula já anunciaram que tentarão, mais uma vez, tentar barrar o processo no Supremo Tribunal Federal.

Apenas a deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) anunciou voto contra a cassação. manifestaram-se pela cassação, além do relator, os deputados Chico Alencar (PSol-RJ), Nelson Trad (PMDB-MS), Josias Quintal (PSB-RJ), Orlando Fantazzini (PSol-S), Edmar Moreira (PFL-MG), Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Jairo Carneiro (PFl-BA). Além deles, dois suplementes, Colbert Martins (PPS-BA) e Marcelo Ortiz (PV-SP), também se pronunciaram pela cassação, mas não votarão porque os titulares estão presentes.

A sessão começou com nova tentativa de Dirceu de postergar a votação. Aliada dele, Ângela Guadagnin argumentou que a retirada dos quatro parágrafos do parecer do relator do processo, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), significava um novo relatório e que, portanto, ela teria novamente o direito de pedir vista do processo pelo prazo de duas sessões. A deputada ficou isolada nessa posição. Depois de uma votação simbólica, o Conselho decidiu dar prosseguimento ao processo.

Agência Estado