Conselho de Ética arquiva processo contra Mabel O Conselho de Ética aprovou por unanimidade, por 14 votos a zero, o pedido de arquivamento do processo contra o deputado Sandro Mabel (PL-GO). O processo segue agora para o plenário da Câmara dos Deputados.

O relator do processo, deputado Benedito de Lira (PP-AL), alegou que não havia provas para pedir a cassação de Mabel. A representação por quebra de decoro parlamentar foi feita pelo PTB. A ação diz que o deputado de Goiás obteve vantagens indevidas, uma vez que o tesoureiro do PL foi a Belo Horizonte receber dinheiro de Marcos Valério de Souza. Além disso, alega que Mabel fez proposta a deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO) para que ela mudasse de partido oferecendo R$ 1 milhão e mais R$ 30 mil por mês.

Lira disse, em seu voto, que não foi comprovado o recebimento de dinheiro de Marcos Valério. “(Mabel) não possui nenhuma ligação com o senhor Marcos Valério, estando imune às negociatas dirigidas por este (Valério)”. Quanto a segunda acusação, o deputado Benedito de Lira afirmou que a evidência apresentada é “nitidamente frágil e desconcatenada” uma vez que não há testemunha que tenha presenciado o suposto diálogo entre Raquel Teixeira e Mabel.

O presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), disse que, depois de dois meses de trabalho, o relator considerou que não deveria cassá-lo. “O Conselho de Ética, acima de tudo, é justo. O importante é que temos coragem de cassar ou pedir cassação e pedir o arquivamento”.

Sandro Mabel disse que se sentiu aliviado com o resultado e espera que o plenário da Câmara siga o resultado do Conselho de Ética. “Quero retomar a minha vida”, afirmou.

Agência Brasil