Advogado e inspetor acusados de extorsão estão presos Já estão presos o advogado José Monteiro Primo da Paz e o inspetor da Polícia Civil, Fred Damasceno Maia. O primeiro se apresentou na noite da última terça-feira (1), no quartel do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), 24 horas após ter a prisão preventiva decretada. Ele permanece preso no local. O policial se entregou no fim da manhã de ontem, no Departamento de Inteligência Policial (DIP) e foi transferido para a Delegacia de Capturas no Centro. Os dois tiveram a prisão decretada pelo juiz da 10ª Vara Criminal, Carlos Henrique Garcia Oliveira. Eles são acusados, juntamente com o delegado Roberto de Castro, de comandarem um esquema de corrupção e extorsão contra comerciantes do bairro Bom Jardim. O delegado se entregou na mesma noite em que houve a decretação de sua prisão.

Com a prisão dos acusados, o assessor técnico da Superintendência da Polícia Civil, delegado Evandro Alves de Sousa, marcou para esta manhã, o início da tomada de depoimento dos acusados. Os interrogatórios terão o acompanhamento de um representante do Ministério Público. Para isso, Evandro Alves enviou na última terça-feira (1), um documento solicitando que a Procuradoria Geral da Justiça (PGJ), nomeasse um promotor para acompanhar os depoimentos.

O delegado Roberto de Castro, o advogado José Monteiro e o inspetor Fred Damasceno foram denunciados no último dia 27 de setembro por vários comerciantes ouvidos no processo administrativo instaurado na Corregedoria dos Órgãos da Segurança Pública e Defesa Social. Entre as denúncias estão crimes de extorsão, tortura, seqüestro e cárcere privado.

Na última segunda-feira (31), quatro promotores do Ministério Público pediram a prisão dos acusados atribuindo a eles também o crime por formação de quadrilha. Os promotores e o delegado Evandro Alves têm 10 dias para a conclusão do inquérito policial e admitiram que mais policiais do 32º Distrito Policial (Bom Jardim), podem ter a prisão decretada por envolvimento com os crimes comandados por Roberto de Castro.