A lista tríplice, que será encaminhada ao Governador do Estado, é composta pelos Promotores de Justiça João de Deus Duarte Rocha, Antônio Arcelino Oliveira Gomes e Manuel Lima Soares Filho.

Procuradores e Promotores de Justiça do Ceará definiram hoje, dia 2, durante eleição, os integrantes da lista tríplice a ser encaminhada para o governador Lúcio Alcântara – que decidirá quem será o novo Procurador Geral de Justiça. A lista está encabeçada pelo Promotor de Justiça João de Deus Duarte Rocha (com 214 votos – 21,23%), seguido pelo Promotor de Justiça Antônio Arcelino Oliveira Gomes (com 205 votos – 20,34%) e ficando em terceiro lugar o Promotor de Justiça Manuel Lima Soares Filho (com 193 votos – 19,15%). O pleito teve ainda 170 votos brancos (16,87%) e 41 nulos (4,07%) .

Os eleitos pela categoria formam o grupo ligado à Associação Cearense do Ministério Público (ACMP). Eles acreditam que a atuação de um deles como Procurador Geral de Justiça irá renovar o Ministério Público. Até hoje, nenhum Promotor de Justiça ocupou este cargo no Ceará.

Com a decisão da classe ministerial, o governador Lúcio Alcântara tem 15 dias para fazer sua indicação. Após sua decisão, o novo chefe toma posse para um mandato de dois anos, renováveis por igual período.

O candidato que encabeça a lista tríplice, Promotor de Justiça João de Deus Duarte da Rocha, é ex-Presidente da ACMP e atual presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), os dois seguintes, Antônio Arcelino Oliveira Gomes e Manuel Lima Soares Filho são o atual vice-presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) e Ex-presidente da ACMP, respectivamente.

Os demais candidatos que disputavam o cargo eram o
Procurador de Justiça e ex-procurador-geral de Justiça Nicéforo Fernandes, com 159 votos (15,77%) e o Promotor de Justiça Ricardo Memória – que atuou no Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), com 26 votos (2,58%).