Ação ameaça CPI

Apelidada de “CPI do fim do mundo”, a comissão dos Bingos será alvo de ação judicial movida pelo PT. O partido vai tentar impedir que a CPI investigue assuntos que não têm relação direta com a atuação dos bingos no país.

A decisão foi tomada na reunião de sábado do Diretório Nacional, em São Paulo. “Para que se respeite a Constituição, iremos à Justiça para garantir que as CPIs se limitem aos fatos determinados que estejam na sua origem respectiva” diz o texto da resolução final do PT. Apesar de o documento não citar especificamente a CPI dos Bingos, o presidente do partido, Ricardo Berzoini, confirmou que será feita uma avaliação jurídica especificamente em relação a esta comissão.

Desde sua criação, a CPI dos Bingos só dá dor de cabeça ao governo. Além do envolvimento de casas de jogos com o crime organizado, a comissão investiga, entre outros assuntos, o assassinato do prefeito de Santo André e as irregularidades da “República de Ribeirão Preto”. No caso da investigação do caso Celso Daniel, a comissão chegou a fazer uma acareação entre os irmãos do ex-prefeito e o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, o que irritou o governo. Quanto às denúncias em Ribeirão, há meses a oposição ameaça com a convocação do ministro da Fazenda, Antonio Palocci — amanhã a convocação deve ser votada.

O PT não decidiu quando e de que forma contestará a CPI. Dois caminhos são analisados. Um seria entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o funcionamento da comissão. A outra seria no próprio Senado, com base no regimento interno da Casa. O presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), e o relator, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), não foram encontrados pelo Correio ontem.