Luiziane quer PT disputando o Governo Em entrevista concedida na manhã desta terça, a prefeita falou sobre aliança eleitoral para 2006
[13 Dezembro 08h21min 2005]
Se depender da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, o PT terá candidato ao governo em 2006. Segundo explica, partido que não apresenta nome não pode entrar em discussão política. Ela, no entanto, preferiu não responder quando indagada se o PT poderia fazer aliança eleitoral com Cid Gomes, ex-prefeito de Sobral e a opção que o PSB apresenta para o embate das urnas do próximo ano. Luizianne prometeu deslanchar sua gestão ano que vem, observando que 2005 foi um período de arrumar a casa e de resolver problemas como uma dívida de R$ 300 milhões, além de ainda estar tentando resolver 12 pendências deixadas pela gestão Juraci Magalhães e que incluem o município na lista de inadimplentes do Sistema Integrado de Arrecadação Federal (Siaf), no que faz a administração ficar sem receber fatias consideráveis de verbas da União. A prefeita viajou, nesta terça-feira, levando um grupo de secretários, entre os quais, Deodato Ramalho, o procurador-geral, para tentar reaver convênios e tornar a prefeitura adimplente. Mas nem só de sufoco falou a prefeita. Luizianne anunciou que Fortaleza terá o “mais bonito e mais animado” reveillon que a cidade já assistiu. Confira trechos da entrevista:
O POVO – Como a senhora avalia seu primeiro ano de administração?
Luiziane Lins – O primeiro ano foi difícil. Acho que nós e essa cidade superamos com muita braveza dificuldades como uma dívida de R$ 300 milhões. A cidade hoje está mais bonita, mais iluminada, mais limpa e isso é inegável. Agora, é claro que eu não prometi resolver os problemas da cidade em um ano. Passaram aí 14 anos num mesmo projeto político (Administração do ex-prefeito Juraci Magalhães) e a cidade resolveu fazer diferente. Eu acho que se a gente conseguir tirar 12 pendências de inadimplência da prefeitura no Sistema de Arrecadação Financeira (SIAF), do governo federal, melhora muito. A Prefeitura não prestava contas de muito dinheiro que pedia emprestado e eu estou tentando reaver essas pendências pra conseguir vários projetos aprovados por nós já neste ano, mas que não têm recursos liberados por causa dessas pendências.
OP – O nome da prefeitura de Fortaleza está tão sujo assim?
LL – Muito. São milhões que não foram prestados conta e nós estamos procurando resolver.
OP – A população pode comemorar alguma coisa neste final de ano?
LL – Pode. Eu acho que uma cidade que não aumentou imposto, e é raro isso no Brasil, com a manutenção da mesma alíquota do IPTU, pode comemorar algo. A cidade está limpa e começa a se reerguer, porque a Fortaleza Bela é uma idéia e um sonho de todo fortalezense. É uma construção política do dia-a-dia. É a prefeitura limpando e o cidadão colaborando.
OP – E vai haver festa de reveillon?
LL – Olha, nós vamos ter o reveillon mais bonito e mais animado que esta cidade já viu. Vamos ter reveillon da Barra do Ceará até a Beira Mar, com grande show no aterro do Ideal. Agora, mais do que isso: vamos ter esta cidade lotada de turistas que possam fazer a distribuição de renda que esta cidade precisa. Nós não queremos turista pra concentrar renda, não.
OP – E quanto aos shows do reveillon…
LL– Vamos ter show com Fagner e vários outros cantores locais. Estamos vendo quem pode participar e todos estão convidados.
OP – Prefeita, a senhora defende que o PT tenha a cabeça de chapa pra o governo em 2006?
LL – Nós começamos a fazer essa discussão. Isso precisa ser discutido, porque nós temos hoje um trabalho em Fortaleza que, ano que vem, tende a se intensificar e, se Deus quiser, com recursos. É uma cidade que realmente começa a se reerguer e cuidando das pequenas coisas que nunca foram cuidadas. Acredito que a nossa administração, junto com o povo, vai chegar lá.
OP – Mas o PT terá candidato ao governo mesmo?
LL – Eu acho que toda vida que se negocia pra entrar numa negociação política, inclusive para discussão eleitoral, tem que ter nome, é claro. Como é que um partido que não tem nome para apresentar uma candidatura como é que pode participar do processo.
OP – Dá pra compor com Cid Gomes, pré-candidato do PSB ao governo, prefeita?
LL– (silêncio)