Interditadas a cadeia e delegacia de Jardim Jardim (Sucursal de Crato) – A Delegacia de Polícia e a Cadeia Pública deste Município (distante 542 quilômetros de Fortaleza), que funcionavam no mesmo prédio, foram interditadas ontem por absoluta falta de segurança para presos e policiais . A decisão foi tomada por um colegiado formado por representantes da Justiça, do Ministério Público, da Prefeitura e do Comando do 2º BPM, sediado em Juazeiro do Norte, atendendo a uma ação civil pública contra o Estado, movida pela promotora de Justiça, Alessandra Magda Monteiro. Na sua exposição de motivos, a representante do MP argumentou que a Cadeia Pública e a delegacia não dispõem das mínimas condições de abrigar policiais e detentos.

O juiz de Direito Marcelo Wolney despachou favoravelmente, dando um prazo de cinco dias para a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejuc) conseguir outro prédio para os policiais. O prefeito Teodomiro Sampaio disponibilizou a sede da Banda de Música de Jardim, para atender provisoriamente aos policiais que prestam serviços na cidade, enquanto está sendo reivindicada junto ao Governo do Estado a construção ou reforma da cadeia. Ontem, o prédio da banda, que fica a cerca de 200 metros da cadeia interditada, foi desocupado para receber os policiais.

As paredes da cadeia, construída na década de 70, estão rachadas. O muro da parte de trás caiu. Os banheiros das três celas estão entupidos. A geladeira, doada pela comunidade, não funciona. No momento, não havia nenhum preso. O subtenente Erivan Soares, comandante do Destacamento da PM e responsável pela Unidade Policial local, informou que, no caso de prisões em flagrante, os acusados são transferidos para Juazeiro do Norte. Na delegacia, ficam recolhidos somente os acusados de embriaguez e desordens.

Há cerca de dois anos a cadeia vinha sendo ocupada pelos policiais que transformavam as celas em alojamentos, assumindo o risco de serem vítimas de um desabamento. As refeições eram feitas fora. O juiz Marcelo Wolney e a promotora Alessandra Magda entraram de férias ontem. Deixaram a cidade na perspectiva de que, dentro de 30 dias, o problema será resolvido. Foi marcada uma audiência pública para o início do ano, quando o assunto voltará a ser discutido.

Além da Cadeia Pública, a população de cidade está solicitando também o aumento do contingente policial, bem como uma viatura, sob a alegativa de que Jardim se limita com oito municípios, alguns dos quais pertencentes ao Estado de Pernambuco, o que torna o sistema de segurança vulnerável.