Manifestações contrárias até do presidente da OAB Enquanto o presidente estadual do PSDB, Cirilo Pimenta, reclamava ontem da absolvição do deputado José Guimarães (PT), anunciando a disposição do partido em fazer uma nova representação ao Conselho de Ética da Assembléia, contra o deputado petista, com base na denúncia do Ministério Público federal que o inclui no processo de improbidade administrativa contra dirigentes do Banco do Nordeste, em razão da prisão do ex-assessor parlamentar José Adalberto Vieira, com milhares de reais em uma maleta de viagem e dólares na cueca, o correio eletrônico do Diário do Nordeste recebia inúmeras correspondências protestando contra a decisão da Assembléia (veja algumas delas na página 2). De fora do Ceará veio a manifestação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Roberto Busato.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados classificou a decisão da Assembléia, na última terça-feira, absolvendo Guimarães, como ´uma prática política que, desgraçadamente, vai-se tornando genuinamente brasileira´. E prossegue: ´Essa absolvição é mais um escárnio à população brasileira, assim como muita coisa que está acontecendo ultimamente no mundo político brasileiro´.

Mais adiante, acrescenta o material enviado pela presidência da OAB ao Diário: ´A população brasileira está indignada com o que está vendo por todos os quadrantes desse País, e agora mais essa permissividade no caso do deputado cearense e o seu assessor só vem aumentar esse sentimento. O povo brasileiro quer dignidade, quer ética na política e o fim da improbidade e da imoralidade públicas, mas o que nossas casas legislativas têm sinalizado com essas absolvições imorais é exatamente na direção oposta, o que faz aumentar o ceticismo e a indignação do povo´.

Para o presidente nacional da OAB, o povo cearense, pela sua dignidade e longa história de lutas, não merecia a pizza assada pela Assembléia Legislativa no caso do ´chefe do homem da cueca´, como ficou conhecido o deputado José Nobre, ao empregar o assessor que transportava os dólares na peça íntima e que foi preso em São Paulo. Ele lembrou, também, que o Ceará já foi vítima este ano do maior assalto a banco do País e um dos maiores da história mundial, que até hoje não foi inteiramente desvendado pela Polícia Federal. ´O cearense, portanto, não merecia em 2005 mais essa insólita notícia vinda da Assembléia´, completou Busato.

GABINETE – Assessores do deputado Guimarães viveram ontem um dia de movimentação tranqüila no gabinete do parlamentar na Assembléia. No expediente da manhã ele não compareceu, embora estivesse sendo aguardado. Em função da pequena movimentação e da ausência do deputado o serviço de limpeza aproveitou a manhã de ontem para fazer uma faxina no gabinete. Mesmo assim os assessores trabalharam normalmente.

No início do expediente a presença do deputado era aguardada, mas somente para o final da manhã, esclareciam alguns assessores, explicando que as comemorações do resultado da votação foram até tarde da noite. No final da manhã, alguns assessores admitiam que Guimarães não iria ontem à Assembléia Legislativa.

No gabinete o telefone não parou por causa das ligações de correligionários, prefeitos e vereadores que desejavam falar com o deputado. O número de pessoas que procurou o parlamentar, no expediente da manhã, foi pequeno. Repórteres de jornais, emissoras de rádio e televisão também o procuraram, na Assembléia, sem sucesso.