Novo procurador-geral de Justiça toma posse

O promotor Manuel Lima Soares toma posse hoje como novo Procurador-geral de Justiça. Ele assume para o biênio 2006/2007. A solenidade ocorre às 19 horas, no auditório da instituição. No Ceará, é a primeira vez que um promotor é eleito procurador-geral desde a publicação da Constituição de 1988. Ele compôs a lista tríplice juntamente com os promotores Antônio Arcelino, que obteve 205 votos nas eleições ocorridas no dia 2 de dezembro, e João de Deus Duarte, que conquistou 214 votos no mesmo pleito. O governador Lúcio Alcântara nomeou Lima Soares procurador-geral em 9 de dezembro.

Dentre as metas de sua gestão, está o estabelecimento de uma política institucional para fortalecer a Procuradoria. Lima Soares pretende ainda agilizar o andamento dos processos. O novo procurador-geral defende ainda uma reorganização nos órgãos que compõem o Ministério Público (MP) como forma de otimizar os trabalhos e combater a morosidade da Justiça.

Soares ingressou no MP em 1984 e atuou como promotor em Pereiro, Cedro, Uruburetama, Tabuleiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Redenção, Pacajus e Pentecoste. Atuou ainda em promotorias criminais, de família, sucessões, registros públicos, fazenda pública e cíveis. O procurador foi presidente da Associação do Ministério Público de 1991 a 1995 e chegou a ser vice-presidente da Confederação Nacional do Ministério Público. Ele participou ainda da elaboração da Lei Orgânica Nacional do MP.