Opinião – As empresas ainda ditam as regras?

´Não. O consumidor está institucionalmente mais fortalecido e preparado para defender seus direitos e bem mais esclarecido, sobretudo devido à existência de instrumentos legais e de instituições em sua defesa. O resultado é que a maioria dos casos já estão sendo resolvidos pelo atendimento pós-compra das empresas, a exemplo do serviço 0800 e do recall. A nossa inclusão no Sindec, que integra sistemas de todos os órgãos de defesa do consumidor do País, será mais um reforço em prol do consumidor’.

Antônio Carlos Azevedo – Promotor de Justiça e Secretário executivo do Decon

´O consumidor ainda se submete às regras do fornecedor, mas em menor proporção. É fato que ele está mais consciente de seus direitos e busca bem mais à Justiça para obter o cumprimento deles. Antes do CDC, a subordinação dos consumidores era bem maior. Hoje ele já tem espaço para discutir com a empresa. Mas o respeito total ao CDC e a diminuição das ações judiciais ainda deve levar tempo: ele não tem nem 20 anos e mudar mentalidade não é do dia para a noite´.

Ana Cristina Soares Alencar – Coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública