Foi realizada, nessa quarta-feira (10), em Brasília, a solenidade de posse de cinco novos conselheiros e três conselheiros reconduzidos para o colegiado, no biênio 2011/2013.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) já tem nova composição. Foi realizada, nessa quarta-feira (10), em Brasília, a solenidade de posse de cinco novos conselheiros e três conselheiros reconduzidos para o colegiado, no biênio 2011/2013. O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), César Mattar Jr., toda a diretoria e integrantes do Conselho Deliberativo da entidade estiveram presentes na cerimônia, conduzida pelo presidente do CNMP em exercício, Eugênio Aragão.

Falando em nome dos empossados, a conselheira Maria Ester, reconduzida ao cargo, destacou que a missão do CNMP ultrapassa a fiscalização e o controle do Ministério Público. “O Conselho busca integrar e ser parceiro dos Ministérios Públicos no seu desenvolvimento institucional”, disse. Ressaltou também o trabalho da última composição, que lançou projetos como a unificação das tabelas processuais do MP, o Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público, a Revista do CNMP, a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, as inspeções da Corregedoria Nacional, entre outros. “O desafio da atual composição é dar continuidade a esse importante trabalho”, afirmou.

“O CNMP é fiel à missão que a sociedade brasileira lhe confiou e é parceiro do Ministério Público na defesa dos direitos fundamentais”, complementou o presidente em exercício do CNMP, Eugênio Aragão. Segundo ele, “é essencial que o Conselho se afirme, cada vez mais, como indutor de macropolíticas institucionais para o Ministério Público brasileiro, sem esquecer a autonomia e independência de cada unidade”.

Foram empossados Alessandro Tramujas, do Ministério Público de Roraima, Jarbas Soares, do Ministério Público de Minas Gerais, e Tito Amaral, do Ministério Público de Goiás, nas três vagas dos MPs Estaduais; Jeferson Luiz Pereira Coelho, na vaga do Ministério Público do Trabalho; José Lázaro Alfredo Guimarães, na vaga do Superior Tribunal de Justiça; Maria Ester Henriques Tavares, reconduzida à vaga do Ministério Público Militar; Almino Afonso Fernandes, recon duzido à vaga da Ordem dos Advogados do Brasil; e Taís Schilling Ferraz, reconduzida à vaga do Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: Conamp