O mandato de conselheiro se encerra hoje, mas o trabalho em prol do Ministério Público continua, diz César Mattar Jr., presidente da Conamp.

O mandato de conselheiro se encerra hoje, mas o trabalho em prol do Ministério Público continua. A declaração foi feita nesta terça-feira (09) pelo presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), César Mattar Jr., durante a última sessão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) com a atual composição. Na oportunidade, foram homenageados os seis conselheiros que encerram seus mandatos. São eles Achiles Siquara, Cláudio Barros, Sandro Neis, Sandra Lia, Sérgio Feltrin e Bruno Dantas.

“Quando escolhemos a carreira do Ministério Público, não buscamos ser conselheiros ou integrantes de entidades de classe, mas sim cumprir nosso papel como promotores e procuradores. Por isso, tenho certeza de o que se encerra hoje para os quatro conselheiros egressos do Ministério Público é apenas o mandato. O trabalho em prol do Ministério Público continuará”, afirmou o presidente da CONAMP, homenageando os membros do colegiado.

A continuidade do trabalho em defesa do MP também foi ressaltada por Sandro Neis, que se despede do CNMP e da Corregedoria Nacional do Ministério Público. “Nos afastamos desse colegiado com a sensação de dever cumprido. Mas ainda temos muito o que fazer em prol do Ministério Público”, destacou.

Ao se despedir, Achiles Siquara elogiou o trabalho das entidades de classe junto ao CNMP e os presidentes da CONAMP e da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb).

Já Sérgio Feltrin, que é egresso da magistratura, disse que, no exercício de seu mandato, conheceu melhor o MP. “Aprendi a conviver com uma instituição essencial ao país, que atua em todo o território, até mesmo nas fronteiras mais distantes. E aqui trabalhamos para a construção de um MP cada vez mais atuante e eficiente”, concluiu.

Nova composição
A composição do Conselho Nacional do Ministério Público do biênio 2011/2013 será formada amanhã (10). A cerimônia de posse dos novos conselheiros e dos conselheiros reconduzidos acontecerá às 19h, no auditório Juscelino Kubitschek, da Procuradoria Geral da República, em Brasília. Os membros do CNMP cumprem mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos para mais um mandato.

Novos conselheiros:
– Alessandro Tramujas, do Ministério Público de Roraima, em vaga dos MPs Estaduais.
– Jarbas Soares, do Ministério Público de Minas Gerais, em vaga dos MPs Estaduais
– Tito Amaral, do Ministério Público de Goiás, em vaga dos MPs Estaduais
– Jefferson Luiz Pereira Coelho, na vaga do Ministério Público do Trabalho
– José Lázaro Alfredo Guimarães, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, em vaga do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Conselheiros reconduzidos:
– Maria Ester Henriques Tavares, em vaga do Ministério Público Militar
– Almino Afonso Fernandes, em vaga da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
– Adilson Gurgel, em vaga da OAB
– Taís Schilling Ferraz, em vaga do Supremo Tribunal Federal (STF)

Os mandatos dos conselheiros Cláudia Chagas e Mário Bonsaglia se encerram em dezembro deste ano. Já Luiz Moreira fica no colegiado até 2012. O representante do Senado Federal, que substituirá Bruno Dantas, ainda não foi escolhido.

Fonte: Conamp