Presidente afastado procurou Procuradoria Geral de Justiça do Estado e pediu para prestar depoimento por escrito.

Um dos personagens principais no escândalo dos banheiros, o presidente afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Teodorico Menezes, reuniu-se com a procuradora-geral de Justiça, Socorro França. Ela é a chefe do órgão que investiga o possível esquema de corrupção no qual Teodorico, de acordo com os indícios até agora descobertos, teria atuação.

A audiência de Teodorico com Socorro França ocorreu na sede do Ministério Público. Ainda não foi nesta ocasião, porém, que Teodorico prestou depoimento sobre sua possível participação no desvio de recursos públicos através de convênios fraudulentos com a Secretaria das Cidades.

O POVO apurou que o conselheiro do TCE pediu à procuradora-geral para que prestasse depoimento por meio de documento escrito, respondendo às perguntas dos promotores de Justiça – o que o livraria de ir às salas da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) para dar explicações pessoalmente, da forma como outros depoentes já fizeram.

Segundo informações de uma fonte que optou por não ser identificada, o Ministério Público Estadual teria informado a Teodorico que, para depor por escrito, ele teria que redigir e protocolar ofício formalizando o pedido.

Indícios
O possível envolvimento de Teodorico foi apontado depois da descobertas das nomeações de pessoas ligadas a associações fraudulentas em cargos comissionais no TCE – órgão então presidido por Teodorico. Algumas das pessoas nomeadas são presidentes de associações que conveniaram com o Governo do Estado, mas não construíram os banheiros prometidos. Além disso, a esposa e um dos filhos de Teodorico também presidiram associações que realizaram convênios.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

A audiência de Teodorico Menezes com a procuradora Socorro França foi solicitada pelo próprio Teodorico, que quer prestar depoimento por escrito para dar sua versão sobre os indícios que lhe envolvem no caso.

Fonte: O Povo/CE