Procurador-Geral da República e presidentes da Câmara e Senado discutem relacionamento institucional entre o Ministério Público e o Parlamento.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, se reuniu esta semana com os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Marco Maia (PT-RS). O objetivo das reuniões, segundo o PGR, foi discutir a retomada do grupo de coordenação criado para dar maior agilidade à comunicação e troca de informações da administração do Congresso Nacional e do Ministério Público.

Ao ser questionado pela imprensa na saída dos encontros, Gurgel negou que as visitas tenham sido motivadas pelos projetos de Lei que estabelecem o reajuste do Ministério Público e do Judiciário, mas reconheceu as perdas salariais dos últimos anos. “A pretensão do Ministério Público, como a do Judiciário, é repor perdas decorrentes da inflação, que atualmente já somam acima de 21%”, explicou o PGR.

O presidente da Câmara disse que espera encontrar uma “forma harmoniosa” de atender as reivindicações do Ministério Público e do Judiciário sobre recomposição salarial. Marco Maia afirmou que o impacto orçamentário do reajuste que pretendem as instituições talvez não seja adequado à situação do país, mas disse que é preciso buscar uma alternativa. Marco Maia informou ainda que conversou com o relator-geral do Orçamento de 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), para tentar achar uma solução.

Fonte: Conamp