Representantes do Ministério Público do Ceará receberam treinamento para investigação contra organizações criminosas.

alt Por trás de crimes como tráfico de drogas, sequestros e roubos a bancos, estão ilícitos mais complexos e de difícil detecção, formando uma teia criminosa quase intransponível.

Para capacitar os agentes cearenses que atuam no combate ao crime organizado, a Escola Superior do Ministério Público (Esmp) realizou, na semana passada, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) o ´II Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro´.

Diagnóstico

De acordo com a promotora e diretora da Esmp, Ângela Chaves (foto), a capacitação é um passo importante nesse combate. “Sem conhecer o fenômeno, sem saber diagnosticar e conhecer as experiencias exitosas de outros estados, a gente não vai saber combater bem esse tipo de crime”, afirmou.

A representante do MP destacou que, apesar dos desafios enfrentados no Ceará, o combate a esse tipo de crime está funcionando bem.

“A Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) já conseguiu afastar três prefeitos (acusados de desvio de verbas públicas), entre outras investigações de sucesso. Tudo isso faz parte de uma investigação mais difícil, mais sofisticada e que demanda recursos de inteligência. Essa capacitação nos propicia maior visão e, principalmente, a articulação entre os órgãos que compõem essa rede”. Para a promotora, é importante saber das experiências de como outras unidades da federação têm combatido esses delitos em seus estados. “Eles estão mais adiante no combate a esta prática delituosa e têm núcleos específicos para lidar com esse tema. Essas experiências nos propiciam um aprendizado importante”.

Fonte: Diário do Nordeste/CE
Foto: Francisco Viana