O debate contará com a participação do promotor de Justiça, Eloilson Landim, que integra a Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap).

altNunca se desviou tanto dinheiro público no Brasil. Essa é a sensação que o cidadão brasileiro tem ao se deparar com constantes casos de corrupção, que assolam os cofres públicos País afora. Mas será que, de fato, a corrupção aumentou, ou o volume de denúncias sobre elas é que cresceu?

É com o objetivo de discutir administração dos recursos públicos no Brasil, e apontar soluções para suas problemáticas, que o segundo encontro da terceira edição do projeto Diálogos O POVO & Cultura será realizado hoje, sob o tema “Gestão do dinheiro público: Por que é tão fácil desviar recursos no Brasil?”

O debate contará com a participação do promotor de Justiça, Eloilson Landim, que integra a Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), do Ministério Público estadual, e do advogado Valdir Xavier, que defende a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), além de secretário geral do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). A mediação será feita pelo jornalista e diretor institucional do O POVO, Plínio Bortolotti.

Corrupção em foco

Para o promotor Eloilson Landim, participar do projeto que visa ampliar o espaço de discussão sobre assuntos que ganham cada vez mais relevância no cotidiano do cidadão será uma “excelente oportunidade” para explorar as origens dessa cultura de “levar vantagem a qualquer custo”.

“A corrupção não é exclusivamente uma cultura brasileira. É uma questão intrínseca nas relações humanas”, diz Eloilson. Segundo ele, para acabar com a corrupção, primeiro é necessário que o brasileiro eleja melhor seus governantes. Além disso, também é preciso tornar o Poder Judiciário mais eficiente, no processo de escolha de seus membros. “Hoje, quem chega ao Tribunal, chega de maneira comprometida. E ninguém fala sobre isso, porque todos os envolvidos no sistema parecem satisfeitos”.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O projeto Diálogos O POVO & Cultura se propõe a explorar temáticas políticas voltadas para questões que envolvem diretamente o exercício da cidadania, mostrando que direitos e deveres não são opostos, mas complementares

SERVIÇO

Diálogos O POVO & Cultura – 3ª edição
Tema: Gestão do dinheiro público: Por que é tão fácil desviar recursos no Brasil?
Quando: Hoje, às 19h30min
Onde: Auditório da Livraria Cultura. Shopping Varanda Mall – Av. Dom Luís, com Virgílio Távora
Entrada franca

Fonte: O Povo – CE