O curso, ofertado pelo Programa Núcleos de Mediação Comunitária realizará, ocorre entre os dias 17 de outubro e 10 de novembro.


 O Programa Núcleos de Mediação Comunitária do Ministério Público do Estado do Ceará, coordenado pelo promotor de Justiça Edson de Sousa Landim, realizará, entre os dias 17 de outubro e 10 de novembro, das 8h30 às 11h40, o Curso de Capacitação em Mediação Comunitária, no Núcleo de Mediação Comunitária do bairro Pirambu, na avenida Castelo Branco, 2.709.

O conteúdo programático é composto de oito módulos, totalizando uma carga horária de 68 horas/aula. O promotor de Justiça Edson Landim será o instrutor do primeiro módulo, intitulado “Voluntariado”, no dia 17/10. A mediadora Conceição ministrará, dia 18/10, o segundo módulo sobre a “Qualidade no atendimento da mediação”. Em seguida, no dia 19/10, a mediadora Bruna Araújo discorrerá sobre o módulo “Conflito”.

Também serão ministradas as disciplinas relacionadas à mediação, tais como: “Mecanismos alternativos de resolução de conflitos: negociação, conciliação, arbitragem e mediação”; “Mediação de Conflitos : origem, definição, princípios, etc”; “Objetivos da mediação: prevenção à má administração dos conflitos, acesso à justiça, inclusão social, pacificação social”; “Tipos de conflitos que são resolvidos nos núcleos de mediação”.

Outras disciplinas que integrarão o curso são as seguintes: “Mediador: Quem pode ser, capacitação continuada, características, etc”; “Código de Ética do Mediador Comunitário”; “Processo de Mediação: pré-mediação, etapas do processo de mediação, ambiente da mediação, técnicas do procedimento, Estudo de casos”; e “A interface da psicologia com a mediação”, com a gerente de Desenvolvimento Humano da Procuradoria Geral de Justiça, Silvana Castelo Branco.

Fonte: PGJ/CE