Solenidade de abertura está marcada para as 19h e conta com a presença do Procurador-Geral da República, conselheiros do CNMP, governador do Pará, parlamentares e representantes da sociedade civil.

alt Nesta quarta-feira (23), começa o XIX Congresso Nacional do Ministério Público. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e pela Associação do Ministério Público do Estado do ará (Ampep), será realizado até o dia 26 de novembro, em Belém (PA), no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Hangar).

A solenidade de abertura do evento está marcada para as 19h (horário local) e contará com a presença do Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, do governador do Pará, Simão Jatene, do procurador-geral de Justiça do estado, Eduardo Barleta, do corregedor nacional do Ministério Público, Jeferson Coelho, dos conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Cláudia Chagas, Tito Amaral, Jarbas Soares e Alessandro Tramujas, do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), do deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) e diversas autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de representantes da sociedade civil.

Com o tema central Amazônia, Direitos Humanos e Sustentabilidade, o XIX Congresso Nacional do MP tem o objetivo de discutir assuntos focados nas questões econômica, social e ambiental envolvidas na atuação do Ministério Público. “O Congresso Nacional do Ministério Público é um momento ímpar de troca de experiências, discussão e planejamento do Ministério Público”, explica o presidente da CONAMP, César Mattar Jr., destacando que a participação de procuradores e promotores de todo o país no evento é essencial.

De acordo com o secretário executivo do congresso, Hélio Rubens, as maiores atrações do evento são os palestrantes. “A quantidade e a qualidade dos convidados impressionam. Não seria exagero afirmar que eles estão entre os maiores nomes em suas áreas de atuação”, afirma.

Entre os palestrantes confirmados estão a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin, o químico alemão Michael Braungart, o secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, a professora e escritora Ana Paula Barcellos, o promotor de Justiça do estado do Rio de Janeiro Emerson Garcia e o procurador de Justiça em São Paulo Edilson Mougenot.

Já o presidente da Ampep, Samir Tadeu, destaca uma das novidades desta edição do congresso, os grupos de trabalho, que terão início com uma palestra, seguida de debate. Serão nove grupos de trabalho. “Com essa estrutura, haverá muita troca de experiência e a integração entre os Ministérios Públicos estaduais”, ressalta Samir.

Fonte: Conamp