Fruto da parceria entre juristas e sob coordenação do Promotor de Justiça Hélio Rubens, a ideia é debater a promoção da dignidade humana levando em conta vários critérios, entre eles, a sustentabilidade.

 No dia 24 de novembro, durante o XIX Congresso Nacional do Ministério Público, em Belém, será lançado o livro “O Ministério Público no século XXI: os velhos e novos desafios”. Fruto da parceria entre juristas e sob coordenação do Promotor de Justiça Hélio Rubens, a ideia é debater a promoção da dignidade humana levando em conta vários critérios, entre eles, a sustentabilidade. 
Nomes como Cláudio Barros Silva, Christiano Chaves Faria, Eliana Moreira, Emerson Garcia, Rebeca Bezerra, Olympio de Sá Sotto Maior e Tânia Marchewka, assinam o exemplar que será lançado pela editora Lumen Juris. Todos possuem ampla experiência teórica e prática em temas como meio ambiente, direito à saúde, improbidade administrativa e infância e juventude.
Para  o Dr. Hélio Rubens, Secretário Executivo do XIX Congresso Nacional do Ministério Público, os problemas que a instituição enfrenta se repetem. Há falta de médicos e acesso digno à educação, e ao mesmo tempo, há o avanço em centros tecnológicos. Para ele, é nesta realidade dual que o Brasil se encontra.
“A complexidade do século XXI exige, claramente, o acúmulo de conhecimento e a possibilidade de acesso rápido a essas informações. Não é possível que cada membro do Ministério Público queira ‘reinventar a roda’ em cada demanda social que lhe for apresentada. Para sermos eficientes, temos que trocar informações e padronizar procedimentos exitosos”, disse.
Todos os nomes que contribuíram para o desenvolvimento da obra farão palestras no XIX Congresso Nacional do Ministério Público. Os artigos são resultados de trabalhos setoriais desenvolvidos para o Congresso, e fornece ao leitor uma visão privilegiada acerca de assuntos relacionados com as teorias mais modernas do direito.