O governador Cid Gomes (PSB) recebeu ontem a lista de candidatos à procurador geral de Justiça do Estado. Cid tem 20 dias para decidir quem ocupará o cargo em 2012 e 2013.

Os mais votados foram os promotores João de Deus, Ricardo Machado e a procuradora Maria Neves Feitosa, nesta ordem. O governador poderá nomear qualquer um da chamada lista tríplice. Em 2004, João de Deus também foi o mais votado, mas o então governador, Lúcio Alcântara, optou pelo promotor Manuel Lima Soares, segundo colocado.

Temendo que essa situação se repita, os presidentes da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Rinaldo Janja e César Mattar, enviaram ofício ao governador requerendo a nomeação de João de Deus, “em respeito à democracia interna (do Ministério Público)”, diz o presidente da ACMP.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Antônio Carlos (PT), lembra que em situações recentes Cid optou pelos nomes mais votados nas listas tríplices. “Mas não sei se a tradição se aplica necessariamente a esse caso”, diz. A reportagem tentou ouvir o chefe de gabinete do governador, Ivo Gomes, mas a assessoria não retornou às ligações.

Fonte: O Povo/CE