“Para um bom trabalho correcional não é necessário em um primeiro momento penalizar ou mesmo criticar, mas antecipar-se e prevenir a ocorrência de possíveis erros ou omissões dos membros do MP”.

alt O novo corregedor Geral do Ministério Público do Ceará, procurador de Justiça Marcos Tibério Castelo Aires, foi empossado, na manhã de ontem, dia 28.12.11, em solenidade realizada na Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará e presidida pela procuradora Geral de Justiça, Maria do Perpétuo Socorro França Pinto. Também tomaram posse os membros eleitos para o Conselho Superior do Ministério Público e do órgão especial do Colégio de Procuradores do Ministério Público do estado do Ceará.

“É com muito prazer que presido esta sessão solene do Colégio dos Procuradores do Ministério Público do Estado do Ceará. Este momento representa um novo tempo para esta Instituição. Um tempo de renovação, onde o passado e o presente trabalham juntos. O tempo passa, mas o ideal de transformar o Ministério Público continua”. A afirmação é da procuradora Geral de Justiça, Socorro França, ao abrir a solenidade de posse no auditório da PGJ.

O procurador Marcos Tibério substitui no cargo o também procurador José Maurício Carneiro. Em seu discurso de posse, o novo Corregedor mostrou preocupação quanto às propostas existentes no Congresso Nacional que têm intenção de retirar as prerrogativas conquistadas pelo Ministério Público com a Constituição de 1988. “devemos ficar atentos e vigilantes, pois as conquistas institucionais foram alcançadas com sacrifício após lutas incessantes” – observou.

Após saudar o seu antecessor – o procurador José Maurício Carneiro – e afirmando ser grande a responsabilidade em sucedê-lo pelo excelente trabalho realizado à frente da Corregedoria, o procurador Marcos Tibério disse que para “um bom trabalho correcional não é necessário em um primeiro momento penalizar ou mesmo criticar, mas antecipar-se e prevenir a ocorrência de possíveis erros ou omissões dos membros do MP, buscando uma conversa e aconselhamento franco para aperfeiçoar e melhorar a prestação do serviço á comunidade, sem, no entanto, abandonar a fiscalização”.

“A Corregedoria Geral está entregue em excelentes mãos e continuará á altura dos grandes desafios de uma Instituição que não pode parar de evoluir porque é uma exigência da sociedade” – observou o procurador José Maurício Carneiro ao saudar o novo Corregedor. Ele ressaltou que sua experiência como Corregedor Geral “me fez crescer e muito pelas boas lições que me foram proporcionadas, tanto com os acertos, com certeza em maior número, como com os erros, afinal de contas a vida é um eterno aprendizado”.
    
PERFIL

    O procurador Marcos Tibério, que é natural de Tauá, iniciou sua carreira no Ministério Público em 1978, sendo Solonópoles sua primeira comarca, mas também atuou em Lavras da Mangabeira.  Já em 1989 chegou a Entrância Especial (Fortaleza) e em 2007 a Procurador de Justiça. É formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Feral do Ceará (UFC) e tem especialização em Processo Penal pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Ele já assumiu importantes cargos, dentre eles: de membro do Conselho Superior do MP; Secretário Executivo das Procuradorias Criminais e conselheiro da Associação Cearense do Ministério Público.
    
Fonte/Foto: PGJ/CE