A decisão final será do governador Cid Gomes (PSB), que tem até 15 dias para fazer a indicação. O escolhido cumprirá a função de Procurador Geral de Justiça no biênio 2012-2013.

Promotores e Procuradores de Justiça elegeram a lista tríplice dos candidatos à sucessão de Socorro França no comando do Ministério Público Estadual (MPE). Pela ordem de mais votados, João de Deus, Ricardo Machado e Maria Neves Feitosa formam o triunvirato que agora concorre ao cargo. A decisão final será do governador Cid Gomes (PSB), que tem até 15 dias para fazer a indicação. O escolhido cumprirá a função de Procurador Geral de Justiça no biênio 2012-2013.

No total, nove pessoas entraram na disputa para compor a lista, com plataformas e propostas semelhantes, conforme O POVO verificou. Às vésperas do ano eleitoral nos municípios, período em que as demandas do MPE se multiplicam, ampliar a estrutura do Órgão –os promotores da Capital sequer têm sede própria, atendendo à população no Fórum Clóvis Beviláqua – e minimizar o déficit de profissionais estão entre os desafios mais citados pelos candidatos. Atualmente, há cerca de 120 vagas de promotor a serem preenchidas.

 

Concorrente mais votado do pleito, João de Deus adiantou que, uma vez selecionado, pretende descentralizar a administração do MPE, com a criação de duas sub-procuradorias: administrativa e jurídica. Já Ricardo Machado destacou a necessidade de aperfeiçoar os canais de diálogo com a sociedade, no sentido de melhorar a prestação dos serviços. No momento em que se expõe a situação de violência e ameaças contra promotores e magistrados, a segurança da classe é uma das preocupações de Maria Neves, conforme ela explicou.

 

À disposição

Recordista no número de mandatos no MPE, Socorro França planeja o futuro e não descarta disputar as eleições municipais de 2012, embora diga que “nada está definido”. Ela, que já foi candidata a prefeita de Fortaleza pelo PSDB, pode se filiar a partido até quatro meses antes do pleito.

ENTENDA A NOTÍCIA

A formação da lista tríplice aconteceu em votação direta dos membros do MPE (procuradores e promotores). Ao todo 357 pessoas votaram e 21 deixaram de exercer o voto. Cada eleitor podia indicar até três candidatos.

Composição da lista tríplice

João de Deus – Recebeu 156 votos. É promotor e ex-presidente da Associação Cearense do Ministério Público. Em 2004, também ficou em primeiro lugar na lista, mas não foi escolhido pelo então governador Lúcio Alcântara.

Ricardo Machado – Recebeu 149 votos. É promotor e, em 1996, recebeu comenda do Unicef por “relevantes serviços prestados” na área de Educação, pela contribuição para efetivação de jovens, à época, no ensino fundamental.  

Maria Neves Feitosa – Recebeu 139 votos. É procuradora, membro do Conselho Superior do Ministério Público, ex-coordenadora do Núcleo de Defesa do Torcedor e professora de Direito da Universidade de Fortaleza.

Leia mais sobre o assunto…Clique Aqui