Segundo o MPE, nove pessoas são suspeitas de fraudes, sonegações de documentos para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) atingindo o montante de dinheiro público na ordem aproximada de R$ 620.000,00.

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPE) entrou com quatro ações de improbidade administrativas para desarticular um grupo organizado acusado de fraudar licitações na Prefeitura de Quixeramobim, a 206,1 km de Fortaleza. Segundo o MPE, nove pessoas são suspeitas de fraudes, sonegações de documentos para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e para o Ministério Público, atingindo o montante de dinheiro público na ordem aproximada de R$ 620.000,00.

O representante do Ministério Público requer o afastamento de todos os agentes públicos de suas funções, bem como o cancelamento dos contratos ilícitos. As ações pedem, ainda, que a Justiça requisite aos gestores públicos de Quixeramobim toda a documentação faltante, referente ao exercício de 2006, para que se possa esclarecer as razões e as consequências para o Erário das divergências constatadas pelo TCM.

Por meio das ações, o Promotor de Justiça pretende a condenação dos envolvidos, em especial, na suspensão dos direitos políticos; pagamento de multa civil no montante de até cem vezes o valor da remuneração então percebida, na condição de gestor, durante o ano de 2006, além de proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente.
Veja abaixo a lista com o nome dos acusados:

– O prefeito Municipal de Quixeramobim, Edmílson Correia de Vasconcelos Júnior
– O chefe de Gabinete do Prefeito, João Batista Fernandes
– O presidente da Comissão de Licitação, Tarcizio de Almeida Coelho
– O atual presidente da Câmara Municipal daquela cidade, Carlos Roberto Mota Almeida
– O secretário de Infraestrutura de Cargos Públicos e ex-presidente da Câmara Municipal, Aluísio Cosmo Lima
– O ex-secretário Municipal de Governo e Desenvolvimento, Carlos Antônio Chaves Simão
– O advogado e ex-procurador Geral do Município, Lauro Ribeiro Pinto Júnior
– O sócio-administrador da empresa Máxima Contabilidade, Assessoria e Projetos, José Wellington da Silva
– O representante da empresa Carneiro Imobiliária Ltda., José de Araújo Carneiro.

Fonte: O Povo/CE