Policiais civis encerraram greve de oito dias na noite da quarta-feira (11). Escrivães e inspetores têm até fim desta quinta (12) para voltar ao trabalho.

O atendimento nas delegacias do Ceará será normalizado até o fim desta quinta-feira (12), de acordo com o Sindicato dos Policias Civis do Ceará (Sinpoci). Na manhã desta quinta, a procura da população por registros boletim de ocorrência foi grande, mas o atendimento ainda estava prejudicado porque os escrivães não retornaram ao trabalho em todas as delegacias. Os policiais civis decidiram encerrar a greve após reunião com representantes do Governo do Estado na noite da quarta-feira (11).

No 30° Distrito Policial, no Conjunto São Cristovão, os escrivães ainda não voltaram ao trabalho e não foi realizado atendimento nesta manhã. No 34° Distrito Policial, no Bairro Farias Brito, também não havia escrivão durante a manhã de quinta-feira para o registro de boletins de ocorrência e guias cadavéricas. Mais de 20 pessoas que buscaram atendimento na delegacia tiveram de ser encaminhadas para a Delegacia Geral de Polícia Civil, no Centro.

Já nas unidades que funcionam na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil, o atendimento foi normal durante a manhã. Os inspetores e escrivães do 2° Distrito Policial, no Bairro Aldeota, do 3° Distrito Policial, no Bairro Otávio Bonfim, do 7° Distrito Policial, no Carlito Pamplona, estavam a serviço. Funcionários relataram que o atendimento está movimentado e são distribuídas senhas para a população.

As tropas do Exército e da Força Nacional continuam fazendo segurança nas delegacias. De acordo com o Exército, ainda nesta quinta-feira (12), o Comando deve definir até quando os soldados vão permanecer nas unidades da Polícia Civil.

Fim da greve
Segundo o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpoci), a categoria entrou em acordo na quarta-feira (11) com o governo e conseguiu um reajuste salarial de 17% do atual salário e mais 7% do reajuste anual do servidor público relativo a janeiro.

Ainda de acordo com o Sinpoci, outra reivindicação atendida foi o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa para os cargos de inspetor, escrivão, operador de telecomunicações e técnico de comunicações Policiais, retroativa a 1º de janeiro de 2012, aplicada aos aposentados e pensionistas que tenham o direito constitucionalmente assegurado.

O Sinpoci também informou que o Governo se comprometeu em não instaurar processos administrativos aos policiais civis que aderiram à greve desde julho de 2011.

Os diretores do Sinpoci, a comissão da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE), Procuradoria Geral de Justiça e Secretaria da Fazenda, na tentativa de acabar a greve. Pela primeira vez, um representante enviado pelo governador, o chefe de gabinete Ivo Gomes, participou da reunião.

Fonte: G1/CE