A popularização dos dispositivos móveis coloca os seus usuários na nova mira dos golpes virtuais.

Encontrados a preços cada vez mais acessíveis, aparelhos como tablets e smartphones se tornam a cada dia mais comuns e indispensáveis à população em geral, desde aficionados por tecnologia a empresários, estudantes e muitos outros usuários interessados nos benefícios oferecidos pelos equipamentos. A popularização desses aparelhos, no entanto, tem um lado negativo: eles agora são os mais novos alvos dos cibercriminosos. O Relatório de Cibercrimes 2011 realizado pela empresa de software de segurança Norton mostrou que 10% dos usuários de internet já foram vítimas de crimes virtuais em dispositivos móveis.

Apesar de ainda ser pequeno quando comparado ao total de ameaças aos computadores tradicionais, o número de vírus e golpes voltados para esses tipos específicos de equipamentos tende a crescer progressivamente nos próximos anos.

Atualmente, há vírus desenvolvidos para danificar aparelhos, sites falsos utilizados para obter dados sigilosos sobre os usuários, vírus espiões, entre outros perigos. E as estratégias utilizadas pelo cibercriminosos são as mais variadas. Esses malwares costumam ser enviados por meio de mensagens SMS, e-mails e até mensagens em redes sociais.

Mas a principal forma de contaminação em dispositivos como smartphones e tablets é por meio do download de aplicativos em sites não-oficiais. Nesse aspecto, alguns sistemas operacionais estão mais suscetíveis a ameaças que outros.

Leia mais…

Fonte: Diário do Nordeste/CE