Sobre clássico-rei, Ministério Público estadual e PM aguardam uma decisão ´sensata´ por parte dos clubes e da Federação.

Desde o dia 27 de março de 2011 que os torcedores de Ceará e Fortaleza não sentem mais o gostinho de ver o seu clube enfrentar o arquirrival em um Clássico-Rei. Com o fechamento do estádio Castelão, para as obras da Copa do Mundo de 2014, clubes, Federação Cearense de Futebol (FCF), Ministério Público e Polícia Militar tentam entrar em um consenso sobre a realização do próximo duelo, que deverá acontecer com ou sem a presença das duas torcidas, no Presidente Vargas, no dia 12 próximo.

“Nós estamos aguardando um posicionamento da Federação e dos clubes. Esperamos que eles decidam pela opção mais sensata, que é aquela que seja benéfica não somente para os clubes e torcedores, como também para os moradores que residem nos arredores do estádio”, pontuou o procurador e membro do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), José Wilson Sales Júnior.

A respeito do assunto, a PM já emitiu um parecer para o Ministério Público no qual se posiciona contra a presença das duas torcidas durante o clássico no estádio Presidente Vargas. “A nossa escolha é por uma opção que ofereça um menor impacto para a cidade e para o torcedor”, afirmou o sub-comandante Eduardo Landim, que substitui interinamente o major George Benício, na Companhia de Policiamento e Eventos da PM.

Intervenção

Como já haviam adiantado em entrevista à TV DN, no dia 27 de dezembro passado, os dirigentes Robson de Castro, Ceará, e Jorge Mota, Fortaleza, afirmaram que eram a favor de uma disputa com duas torcidas. Porém, segundo o procurador José Wilson, para o duelo devem ser considerados vários fatores, tais como, a localização da praça esportiva, o fluxo de pessoas característico da região e os festejos (pré-carnaval) que estão acontecendo nos arredores do PV.

“O problema não está dentro do estádio, mas sim fora. No entanto, nós esperamos que haja uma definição prudente, para que o Ministério Público não precise intervir”, explicou José Wilson, garantindo que caso não haja consenso entre as partes, até a própria justiça poderá decidir como será a realização do jogo.

Cenários

Além das opções de um clássico com as duas torcidas ou só com uma, outra hipótese seria a de colocar duas torcidas, sendo que a do time mandante ocuparia 90% da capacidade do estádio, enquanto a outra ficaria com os 10% restantes.

“É importante colocar que a PM está preparada para atuar em qualquer cenário”, disse o subcomandante completando que em caso de duas torcidas, o efetivo que cobre a mobilidade urbana teria de ser deslocado para a partida.

Cautela

“Esperamos que haja uma definição prudente para que o Ministério Público não precise intervir”
José Wilson Sales Júnior
Procurador no Nudetor

“É importante colocar que a Polícia Militar está preparada para atuar em qualquer cenário”
Eduardo Landim
Subcomandante do Policiamento de Eventos

Clubes e FCF deverão se reunir ainda nesta semana

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, espera reunir-se com os dirigentes de Ceará e Fortaleza, ainda nesta semana, para discutir o planejamento para o duelo do próximo dia 12 de fevereiro, no Presidente Vargas.

Durante o encontro, o comandante da FCF colocará em pauta os possíveis cenários para a realização do duelo e o parecer emitido pela Polícia Militar.

Após o encontro entre os órgãos, acontecerá uma outra reunião na qual também estarão presentes representantes da PM e do Ministério Público. “Acredito que até o final desta semana, nós já deveremos estar com tudo resolvido”, falou o procurador e membro do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), José Wilson Sales Júnior.

Já Carmélio disse, através de sua assessoria, que só deverá se pronunciar sobre o assunto após a reunião e definição do planejamento do clássico com os representantes dos clubes.

Fonte: Diário do Nordeste/CE