A procuradora-geral de Justiça, Socorro França, passou, ontem à noite, 04.01,12, o comando do Ministério Público Estadual (MPE) ao promotor Ricardo Machado, indicado para o posto pelo governador Cid Gomes.

Mediadora das negociações entre Governo do Estado e Polícia Militar, a procuradora-geral de Justiça, Socorro França, passou, ontem à noite, o comando do Ministério Público Estadual (MPE) ao promotor Ricardo Machado, indicado para o posto pelo governador Cid Gomes.

Machado evitou tomar partido sobre a crise da PM, mas avaliou que o episódio inaugura “novo momento” na relação entre os servidores e o Executivo. “É um setor do serviço público com poder grande. Nunca se viu algo nessa dimensão. O governo foi forçado a tomar uma decisão rápida”, analisou o novo procurador-geral de Justiça, que disse ter passado “a maior parte” da terça-feira “trancado em casa”, devido aos boatos de arrastões em Fortaleza.

Diante da articulação da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) para modificar as regras de escolha para o cargo, Machado, segundo na votação ocorrida em dezembro, disse considerar o movimento “absolutamente legítimo”. A entidade quer que, na próxima disputa para a chefia do MPE, o governador indique o mais votado pelos procuradores e promotores. “Eu não me sinto desconfortável em relação a isso, mas defendo que possa haver segundo turno entre os dois mais votados”.

Fonte: O Povo/CE