O encontro teve como pauta a falta de segurança no Interior do Estado, que vem afligindo não somente os membros do Ministério Público cearense, mas também os demais operadores de Direito do nosso Estado.

altA Diretoria da ACMP esteve reunida ontem, 09.02.12, com o Secretário de Segurança e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), Coronel Francisco José Bezerra. O encontro teve como pauta a falta de segurança no Interior do Estado, e que vem afligindo não somente os membros do Ministério Público cearense, mas também os demais operadores de Direito do nosso Estado.

Na reunião estiveram presentes ainda o presidente da Associação Cearense dos Magistrados (ACM), Ricardo de Araújo Barreto, o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, Adriano Leitinho Campos, e o vice-presidente da OAB/CE, José Júlio da Ponte Neto.

Na reunião a Diretoria da ACMP e os demais representantes das instituições solicitaram ao Secretário da SSPDS medidas urgentes para sanar a problemática da insegurança nas comarcas. Como resultado do encontro foram determinados os seguintes encaminhamentos:

1)    Nos Municípios onde tenham apenas destacamentos, serão colocados dois PMs durante o expediente do Fórum, fazendo ponto base. Estes PMs estarão autorizados a saírem do Fórum durante o expediente normal, caso haja alguma ocorrência policial na cidade;  

2) Nos Municípios onde tenham Batalhões e Companhias serão colocados dois policiais durante o expediente normal do Fórum, em tempo integral.  

3) Serão nomeados dois delegados de Polícia Civil para acompanharem os inquéritos policiais instaurados em face de invasões e arrombamento dos Fóruns.

Fonte: ACMP