O encontro teve como pauta a falta de segurança no Interior do Estado, que vem afligindo não somente os membros do Ministério Público cearense, mas também os demais operadores de Direito do nosso Estado.
A Diretoria da ACMP esteve reunida ontem, 09.02.12, com o Secretário de Segurança e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), Coronel Francisco José Bezerra. O encontro teve como pauta a falta de segurança no Interior do Estado, e que vem afligindo não somente os membros do Ministério Público cearense, mas também os demais operadores de Direito do nosso Estado.
Na reunião estiveram presentes ainda o presidente da Associação Cearense dos Magistrados (ACM), Ricardo de Araújo Barreto, o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, Adriano Leitinho Campos, e o vice-presidente da OAB/CE, José Júlio da Ponte Neto.
Na reunião a Diretoria da ACMP e os demais representantes das instituições solicitaram ao Secretário da SSPDS medidas urgentes para sanar a problemática da insegurança nas comarcas. Como resultado do encontro foram determinados os seguintes encaminhamentos:
1) Nos Municípios onde tenham apenas destacamentos, serão colocados dois PMs durante o expediente do Fórum, fazendo ponto base. Estes PMs estarão autorizados a saírem do Fórum durante o expediente normal, caso haja alguma ocorrência policial na cidade;
2) Nos Municípios onde tenham Batalhões e Companhias serão colocados dois policiais durante o expediente normal do Fórum, em tempo integral.
3) Serão nomeados dois delegados de Polícia Civil para acompanharem os inquéritos policiais instaurados em face de invasões e arrombamento dos Fóruns.
Fonte: ACMP