Várias ações serão desenvolvidas hoje, no Ceará e em todo o Brasil, para alertar sobre os perigos da rede.

A Internet, rede de milhões de computadores interligados em todo o mundo, revolucionou a comunicação, alterando as noções de tempo e espaço e facilitando a vida das pessoas. No entanto, há quem esteja no mundo virtual apenas para fazer mau uso do ciberespaço e prejudicar os demais usuários.

Por isso, o uso responsável e seguro das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) é o tema de diversas atividades que acontecem pelo mundo a partir de hoje, data em que é promovido o Dia da Internet Segura. As ações, que serão desenvolvidas ao logo de todo o ano, buscam sensibilizar instituições envolvidas com educação, direitos das crianças e adolescentes, comunicação e publicidade.

Na edição deste ano, mais de 70 países participam da mobilização, que traz o tema “Conectando gerações: descobrindo o mundo digital juntos… com segurança!”. O Dia da Internet Segura é uma ideia da Insafe, rede que agrupa as organizações que trabalham na promoção do uso consciente da Internet nos países da União Europeia.

No Brasil, a organização do evento está sob a responsabilidade da SaferNet, do Ministério Público e do Comitê Gestor da Internet. Estão programadas 50 ações por todos os Estados. No Ceará, por exemplo, haverá distribuição de cartilhas e materiais educativos pela Policia Federal em escolas e lan houses.

Qualquer cidadão pode se mobilizar para participar das atividades do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil, preparando oficinas, palestras, vídeos, peças teatrais, intervenções urbanas, conteúdos educativos e de prevenção para o uso seguro e ético da Internet.

Ameaças online

“A sociedade precisa entender que a Internet veio para ajudar a vida cotidiana dos cidadãos, mas, com ela, vieram grandes ameaças virtuais”, afirma o consultor em segurança da informação e perito forense computacional Claudemir Queiroz.

Na opinião dele, eventos como o Dia da Internet Segura são fundamentais para que as pessoas tenham consciência de que a rede não é um ambiente confiável e aprendam como se prevenir de possíveis ataques virtuais, como fraudes eletrônicas.

Ele informa que, atualmente, uma das fraudes mais comuns é o phishing scan, em que hackers tentam adquirir informações sensíveis do usuário, tais como senhas e números de cartão de crédito. São e-mails contendo links para falsos sites de bancos, administradora de cartão de crédito, entre outros, solicitando ou convidando o usuário, com alguma desculpa ou atração, a acessar tais links.

Além das fraudes eletrônicas, há também aqueles crimes que não trazem prejuízos ao bolso, mas à integridade humana, como é o caso da pedofilia na Internet, da pornografia infantil, do ciberbullying e do cyberstalking.

Neste último, o criminoso invade reiteradamente a privacidade da vítima, utilizando táticas de perseguição que podem causar danos à integridade emocional e psicológica, restrição à liberdade de locomoção ou lesão à reputação. “O cyberstalking está mais ligado a fins de relacionamentos amorosos. Por exemplo, uma pessoa que não aceita o término do namoro e inicia uma perseguição virtual e atormentar o outro”, explica Queiroz.

Saiba mais
Dicas PARA SE PREVENIR CONTRA POSSÍVEIS crimes virtuais

1 – Evite gravar senhas e login no computador para não facilitar roubos
2 – Nunca aceite que sites instalem programas em seu computador e não faça download de nada que você não saiba exatamente o que é e de onde vem
3 – Cuidado ao baixar arquivos, eles podem conter vírus, materiais impróprios ou serem ilegais. Anti-vírus e filtros podem ajudar a proteger
4 – Busque provedores e serviços que ofereçam recursos de segurança e sejam éticos e responsáveis

Fonte: Diário do Nordeste/CE