A solenidade de posse da diretoria e conselho fiscal da entidade, biênio 2012/2014, foi realizada ontem (14), em Brasília, durante assembleia ordinária.

altNossos adversários estão fora da instituição e da nossa classe, não internamente. A declaração foi feita pelo presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), César Mattar Jr., ao ser reempossado formalmente no cargo. A solenidade de posse da diretoria e conselho fiscal da entidade, biênio 2012/2014, foi realizada ontem (14), em Brasília, durante assembleia ordinária. Na oportunidade, também foi nomeado o novo tesoureiro, José Silvério Perdigão.

Ao agradecer a presença de todos na posse, César destacou o trabalho da última gestão da CONAMP para unificar os membros do Ministério Público em prol da instituição. “Nosso papel é de agregar, associar, e não dividir. Nossos adversários estão fora da instituição e da nossa classe, não internamente. O Ministério Público, hoje, se não vive a plenitude da paz interna, trabalha, através da CONAMP, para que isso ocorra. Vamos dar continuidade a esse trabalho, em uníssono com as demais entidades que dão sustentação ao MP brasileiro.”

A atuação conjunta da CONAMP com outras entidades representativas do MP também foi lembrada por César. “Há dois anos, em nossa posse, em Belém, ajustamos com o então presidente do CNPG [Conselho Nacional de Procuradores-Gerais], Olympio de Sá Sotto Maior Neto, a participação recíproca nas reuniões dos colegiados da CONAMP e do CNPG e o trabalho conjunto. Deixo aqui o nosso compromisso de que a CONAMP não interferirá, nem politicamente, nem de outras formas, se não for para ajudar, para associar, para unir a instituição e a classe”, disse César.

Representando os procuradores-gerais de Justiça, o PGJ de Mato Grosso, Marcelo Ferra, elogiou o trabalho da CONAMP em favor da união entre as entidades de classe e o MP. “O Ministério Público só tem essa gama de atribuições e só conseguiu tudo o que a Constituição Federal outorgou a ele, devido às associações. Quem renega as associações, renega o MP. As entidades de classe são essenciais à instituição, por isso, tenho o mais profundo respeito por esse colegiado.” Elogios ainda do presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Alexandre Camanho. “Com certeza, há um grande orgulho para todos os membros do Ministério Público de ter César na presidência da CONAMP, visto que é uma pessoa com grande talento para contrabalançar bravura com diplomacia”, afirmou.

Participaram também da posse os procuradores-gerais de Justiça do Pará, Eduardo Barleta, e do Distrito Federal e Territórios, Eunice Carvalhido, a subprocuradora-geral de justiça da Paraíba, Kátia Rejane Lira de Lucena, o corregedor-geral do Ministério Público de Mato Grosso, Mauro Viveiros, os presidentes das Associações dos Ministérios Públicos dos estados e do Distrito Federal, os assessores da presidência da CONAMP, ex-integrantes do conselho deliberativo da entidade e promotores e procuradores de Justiça.

Balanço e homenagens – Ainda durante a assembleia geral, foi realizada a prestação de contas da CONAMP do biênio 2010/2012 pelo ex-presidente do Conselho Fiscal, Almiro Gonçalves. As contas foram aprovadas, por unanimidade. Após a prestação de contas, foram entregues placas de homenagem e reconhecimento aos ex-integrantes da diretoria e conselho fiscal da CONAMP João Arlindo Corrêa Neto (ex-vice-presidente), Lauro Machado Nogueira (ex-vice-presidente), Norma Angélica Cavalcanti (ex-tesoureira), Almiro Gonçalves da Rocha (ex-presidente do conselho fiscal), Ricardo Carvalho (ex-membro do conselho fiscal) e José Silvério Perdigão (ex-membro do conselho fiscal) e aos assessores da presidência Abel Antunes e Marcelo Oliveira.

Confira as fotos do evento.

Fonte: Conamp