Os problemas com aparelhos celulares lideram o ranking de assuntos das queixas (com 16%), seguido por produtos de informática (10%), cartões de crédito (9%) e serviços de telefonia (7%).

Em comemoração ao Dia do Consumidor, o Ministério Público divulgou ontem, através do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon/CE), o cadastro de reclamações do Ceará, referente ao ano de 2011. Os problemas com aparelhos celulares lideram o ranking de assuntos das queixas (com 16%), seguido por produtos de informática (10%), cartões de crédito (9%) e serviços de telefonia (7%). Conforme dados do levantamento, dos 3.801 cadastros de reclamações, 84% foram solucionados junto às empresas.

Segundo a secretária executiva do Decon/CE, Ann Celly Sampaio, é que os números de 84% de resoluções e acordos entre as partes indicam que as empresas estão tendo maior interesse das empresas em solucionar as reclamações e mais respeito ao Código do Consumidor.

Mas ela ressalva: “O nosso objetivo não é mostrar isso como uma glória. A gente tem uma tristeza imensa em mostrar que ainda tem esse número de reclamações. E nós estamos trabalhando, nos reunindo com as empresas para melhorar o atendimento e relacionamento com o consumidor”. As fornecedoras de móveis e eletrodomésticos, assim como as empresas de telefonia, bancos e financeiras são recorrentes entre as principais queixas.

Reclamações emergentes

No demonstrativo de áreas com maior número de queixas, houve demanda expressiva de reclamações com serviços privados (5,55%) – que englobam os serviços de Internet e TV a cabo, por exemplo; queixas com as operadoras de planos de saúde (2,53%) e os projetos de habitação (1,55%).

Preocupados com as sucessivas reclamações contra as operadoras de planos de saúde, o Decon realizará, ao longo do ano de 2012, cursos de capacitação e seminários para promotores de Justiça, para aprimorar a defesa dos consumidores nessa área.

Conforme o promotor de Justiça do Decon, Ricardo Memória, “os planos estão massificando a captação de clientes sem dar uma resposta satisfatória a sua clientela”.

Já os índices de insatisfação com habitação são reflexos, conforme Memória, de práticas abusivas das construtoras e empresas de corretagem.

“Existem reclamações preocupantes em relação aos imóveis comprados pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Quanto ao valor de corretagem, reclamações de cobranças de entradas, prazos fora da data de entrega, e em muitos casos a compra de imóveis que nem sequer foram construídos”, explica.

Segundo Ann Celly, a pesquisa também observou o aumento da insatisfação do cearense com novos itens de consumo como, por exemplo, os produtos de informática, tablets e aparelhos celulares chineses. Sites de compras coletivas também passaram a ser alvos de reclamações.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O Decon/CE divulgou dados de 2011 do Cadastro de Reclamações do Ceará ontem, no Dia do Consumidor. A boa notícia da pesquisa é que grande parte das reclamações do ano passado (84%) foi solucionada pelas empresas.

Fonte: O Povo/CE